Museu do Sertão de Petrolina recebe exposição “O sertão de Zé do Mestre”

nesta sexta-feira acontece
O renomado artesão do couro traz para Petrolina sua mostra itinerante “O sertão de Zé do Mestre”. A exposição será aberta ao público a partir dessa próxima sexta-feira (29), às 18h, no Museu do Sertão e recebe apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos (Sedectur).
A exposição de Zé do Mestre já passou por Salgueiro, Serra Talhada e Gravatá, recebendo mais de cinco mil visitantes. Em Petrolina, a expectativa é repetir o sucesso de visitação. Essa mostra foi concebida com o intuito de criar um espaço de diálogo e reflexão sobre o sertão, seus modos e costumes, a lida com o gado e a figura do vaqueiro – símbolo da cultura sertaneja, a partir da vida e obra do renomado artesão do couro, vaqueiro, aboiador e poeta José Luiz Barbosa, o 'Zé do Mestre', nascido em 1932, no Sítio Cacimbinha, interior de Salgueiro, onde vive e trabalha até os dias atuais.
A exposição explora diversos segmentos sensoriais desde a fotografia, passando pela trilha sonora, e todos os apetrechos da indumentária do vaqueiro – gibão, perneira, chapéu, bota, luva, guarda-peito, chicote e corda de relho para amarrar o boi. Outro fato curioso é que Zé do Mestre, hoje, figura entre os poucos artesãos que confeccionam o típico traje de vaqueiro. O gerente do Museu do Sertão, Tércio Brasileiro, afirmou que esta será mais uma bela exposição que a cidade recebe com muito entusiasmo. “O Museu do Sertão estará de portas abertas para este tipo de evento cultural, trazendo maiores números de visitantes e conhecimentos relacionados à cultura popular da nossa região”, ressaltou.
Texto: Jaquelyne Costa

Comentários

Postagens mais visitadas