II Conferência Intermunicipal do Agreste Meridional foi promovida em Garanhuns

Encontro reuniu cerca de 700 participantes de 23 Municípios
Nesta quinta-feira (11), o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, promoveu durante todo o dia, nas dependências da AABB, a segunda edição da Conferência Intermunicipal do Agreste Meridional. O prefeito Izaías Régis marcou presença na abertura do evento, junto a secretária de educação Janecélia Marins e prefeitos da Região e/ou seus representantes. A Orquestra Sinfônica Manoel Rabelo também integrou o momento de abertura.
Cerca de 700 profissionais dos 23 Municípios do Agreste Meridional estiveram no encontro, sendo eles: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São Bento do Una, São João e Terezinha.
A iniciativa apresentou o tema: O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular; Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”, o qual possui caráter mobilizador e deliberativo, e apresentou um conjunto de propostas, a nível regional com a participação dos 23 municípios, e propositivo à Conferência Estadual de Educação de Pernambuco, que subsidiará a efetivação e a implementação do Plano Nacional de Educação pelos municípios, estados e Distrito Federal, no contexto da construção do Sistema Nacional de Educação, abrangendo especialmente a participação popular, a cooperação federativa e o regime de colaboração. Durante o evento foram proferidas duas palestras, ministradas pelas professoras Francisca Paris e Leocádia da Hora.
 O prefeito Izaías Régis, em entrevista à imprensa, destacou a importância da educação e o seu empenho para fazer com que Garanhuns seja destaque no segmento. “Nós estamos tentando fazer o possível e o impossível para que nós tenhamos a melhoria na qualidade do ensino fundamental, que é a nossa responsabilidade no nosso Município. Evidente que vamos tentar. Nós vamos construir escolas e ano que vem estamos com um plano de contemplar algumas instituições com escolas em tempo integral,” argumentou o governante municipal.
Durante a realização foram formados grupos de trabalhos entre os participantes e posterior discussão dos sete eixos temáticos que foram apresentados. No final dos trabalhos houve a eleição de delegados regionais os quais participarão da Conferência Estadual de Educação.

Texto: Ilana Dias

Comentários

Postagens mais visitadas