Prefeitura de Garanhuns trabalha a inclussão social

INCLUSÃO SOCIAL: Deficientes aprendem a fazer ovos de páscoa

Os participantes ganham o material didático e recebem certificado de conclusão

Com o objetivo de incentivar e aprimorar habilidades, além de contribuir na renda familiar, deficientes auditivos, físicos, intelectuais e visuais de Garanhuns estão tendo a oportunidade de participarem de um curso de produção artesanal de ovos de páscoa. A realização é da Secretaria de Assistência Social em parceria com a Associação dos Deficientes Visuais do Agreste Meridional de Pernambuco (ADVAMP). Os cursos começaram ontem e seguem até sexta-feira (8), no auditório da Funasa, na Rua Pedro Rocha, s/n, bairro Heliópolis.

Divididos em duas turmas, os 22 alunos têm, na prática, noções de como preparar o chocolate, pincelar as formas, separar e decorar os tradicionais ovos de páscoa. A iniciativa propõe inserir os interessados no mercado de trabalho, ensinando a cada um deles que é possível comercializar os produtos em casa. Principalmente diante do aumento na procura por chocolate nesta época do ano, quando a expectativa de vendas também é boa. “É muito gratificante vê-los em ação.

Todos são bastante esforçados em aprender. Daqui, eles já podem preparar encomendas em casa e lucrar com a chegada da páscoa. As possibilidades são inúmeras, eles podem ir além dos ovos de páscoa e criarem outros bombons”, incentiva a professora do curso, Maria Lúcia Bezerra.

O primeiro curso, que formou 20 pessoas, aconteceu no mês de fevereiro e foi um sucesso. De acordo com a diretora da Pessoa com Deficiência, Betânia Monteiro, capacitações em diversas áreas continuarão sendo ofertadas à população. “Nossa meta é cumprir com excelência os serviços de assistência ao povo. Pretendemos continuar na formalização profissional dos garanhuenses, promovendo cursos em que eles tenham noções teóricas e práticas do que estiverem estudando”, destaca.

O processo de inclusão social faz parte das ações do Governo Municipal, que visa ampliação das responsabilidades cidadãs e a sensibilização da população em prol da quebra de barreiras preconceituosas que ainda existem na sociedade.

Comentários

Postagens mais visitadas