Noticias de Garanhuns

Praças Dom Moura são revitalizadas para o Festival do Jazz


Desde a primeira quinzena de janeiro, o Governo Municipal vem buscando firmar parcerias com empresas privadas para mudar a cara da cidade e despertar na sociedade a necessidade de união para o resgate da beleza, autoestima e amor a Garanhuns.

A série de ações vem sendo realizada por meio da Secretaria de Turismo em parceria com a Secretaria de Obras. Estão na pauta de pintura, renovação, capinação e jardinagem, as praças, parques, jardins, prédios ou espaços públicos de interesse cultural.

Com o foco no Garanhuns Jazz Festival as ações se voltaram para a Praça Guadalajara, Centro Cultural e Praças Dom Moura II e III. A Praça Dom Moura I, localizada em frente a Mano Imóveis, não pode receber as intervenções, devido a pendências encontradas pela gestão atual. “Havia um convênio firmado ainda na gestão passada para a reforma da praça. Nós conseguimos inclusive salvar a maior parte desse recurso que seria devolvido à União. A Caixa Econômica Federal vai realizar uma fiscalização para ver o que foi realizado, enquanto isso a praça não pode ser mexida”, explicou o Prefeito Izaías Régis.

Para que a beleza das praças possa ser mantida, o Governo Municipal também conta com o apoio da população. “Vamos ter pequenos cuidados diários como não jogar papéis ou embalagens plásticas nas ruas ou calçadas. Temos que lembrar que Garanhuns é a nossa casa”, afirmou o prefeito. As empresas parceiras do Projeto até agora são: Mano Imóveis, Droga Rápida, Inácio dos Guinchos, Sementeira do Pau Pombo, Cartório Jacobina, Tintas Sherwin Williams, Mineração Delmiro Gouveia e Rui da Madeireira.

Para ser um parceiro e colaborar com o projeto, basta procurar a Secretaria de Turismo, localizada no Centro Administrativo para obter mais informações.

Governo Municipal firma parceria e renova convênio do Projeto Recicla Pernambuco
Na manhã desta quinta-feira (07), o Prefeito Izaías Régis recebeu em seu gabinete a equipe da secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, representada por Verônica Ribeiro, Gerente Geral dos Segmentos Econômicos. Em pauta, a perspectiva de renovação do convênio do Projeto Recicla Pernambuco.

Ainda em 2011 o Município de Garanhuns aderiu ao Projeto, que tem como objetivo principal gerar postos de trabalho e renda a partir do lixo. “Este é um projeto estratégico, temos a cidade de Garanhuns como Município pioneiro na adesão, sendo patrocinado pela Petroquímica Suape e desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco – ITEP, temos também a Associação Nova Vida de catadores de material reaproveitável de Garanhuns – ASNOVI, além disso, Garanhuns se apresenta como um polo de desenvolvimento de uma economia criativa em diferentes setores”, justificou Verônica Ribeiro.

A ideia de renovação do Convênio foi muito bem recebida pelo Prefeito Izaías que acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico Municipal, Geandré Nogueira, afirmou que o Município de Garanhuns irá apoiar integralmente a renovação do Projeto Recicla Pernambuco.

O secretário Geandré Nogueira frisou que o Recicla Pernambuco apresentará uma nova estrutura para os catadores e demais profissionais envolvidos. “A partir de agora iremos ampliar e melhorar a coleta seletiva na nossa Cidade, tendo sempre a visão do foco econômico para que a coleta seletiva gere emprego e renda. Queremos transformar a estrutura do galpão que recebe os materiais numa usina de compostagem, ou seja, ela será dotada de equipamentos necessários para uma coleta mais aperfeiçoada de todos os resíduos, transformando-os em uma nova matéria prima”, justificou o Secretário.

Além dos benefícios voltados aos associados da ASNOVI, a população em geral será favorecida com o retorno da coletiva seletiva, a qual contribuirá com a limpeza urbana, além da oportunidade de promover ações de fortalecimento das comunidades locais que sobrevivem da coleta de lixo.

IDOSOS: Rede de Atenção Integral ao Idoso é criada em parceria com Governo Municipal

Por meio de uma Audiência Pública na sede do Ministério Público em Garanhuns, foi criada na manhã de ontem (6), a Rede de Atenção Integral ao Idoso. O plano foi elaborado por uma comissão e já havia sido apresentado ao prefeito Izaías Régis e a Secretaria de Assistência Social. Além da vice-prefeita Rosa Quidute, as secretarias de Assistência, Direitos Humanos e Saúde, representantes dos bairros, das igrejas e de órgãos fiscalizadores também participaram do encontro.

O Conselho do Idoso de Garanhuns existe há oito anos. A entidade funciona na Casa dos Conselhos, na Rua Siqueira Campos, Centro da cidade. Mensalmente, o local registra uma média de 10 ocorrências. Em 2012, foram totalizadas 120 denúncias de maus tratos contra a pessoa idosa.

De acordo com a presidente do conselho, Maria do Carmo Nunes, o trabalho é árduo e quanto mais pessoas se envolverem, melhor para o funcionamento. “Quase toda a violência contra o idoso é motivada por algum benefício que ele recebe. Os próprios parentes, algumas vezes, são os autores das agressões físicas ou psicológicas. O que dizemos para as pessoas que convivem e flagram tais situações é que denunciem e não tenham medo, pois nós queremos ajudar”, reforça.

Na ocasião, o secretário de Direitos Humanos, Pedro Passos, falou que irá trabalhar incansavelmente na causa. “Nós estamos intensificando as visitas nas entidades que atendem diretamente às comunidades com vulnerabilidade. Comprometemos-nos a participar ativamente das campanhas e projetos que forem realizados”, comprometeu-se.

Garanhuns Jazz Festival terá aplicativo para celulares


Em sua 6ª edição, o Garanhuns Jazz Festival (GJF) traz novidades para quem gosta de estar conectado com a Rede Mundial de Computadores. Um web aplicativo móvel foi criado para facilitar o acesso às informações do evento. Ele pode ser baixado gratuitamente em smarthpohones/celulares e tablets.

O aplicativo oferece toda a programação detalhada das atrações que irão se apresentar, notícias, acompanhamento pelo Facebook, além de informações gerais sobre Garanhuns. Através do dispositivo, basta acessar o site www.j.mp/garanhunsjazz, baixar e aproveitar as opções. A estimativa é de 3.500 acessos, entre moradores e turistas.

Comentários

Postagens mais visitadas