A cidade de Petrolina Realiza Cursos em Retalhos

Começa esta semana inscrições para o curso de corte e costura em retalhos no município de Petrolina

Inicia nesta quinta-feira, dia 17 de janeiro, as inscrições para o projeto “Microprojetos Cultural” realizado pelo Ministério da Cultura e Fundação Nacional de Artes – Funarte através do Programa Mais Cultura e Edital Microprojetos do Rio São Francisco.

O projeto, que tem como objetivo divulgar a arte dos retalhos, é coordenado pela artesã Maria da Paz de Araújo que teve o seu projeto aprovado no Edital. A artesã, mais conhecida como Da Paz, trabalha há mais de 40 anos com retalhos. Segundo Da Paz, ela foi a criadora da colcha elaborada de pequeninos pedaços de tecidos variados, ficando conhecida como Colcha Nordestina, hoje uma das peças mais famosas do artesanato de Petrolina. Esta arte requer muita paciência, criatividade e bom gosto, o que ela pretende passar ao longo da oficina de 144 horas. Hoje suas colchas já são conhecidas e apreciadas em todo o país.

O projeto consiste na realização de duas oficinas nas quais os alunos aprenderão a confeccionar peças em retalhos: bolsas, cintos, móbiles, flores, colchas, roupas e cortinas, além de modelagem, corte e costura. As aulas serão ministradas por Da Paz e por Edna Batista, instrutora do Sebrae da Paraíba, especializada em modelagem, corte e costura de figurinos da moda. Da Paz fala que este curso vai ser muito útil e interessante para os participantes, visto que aprenderão a manusear as máquinas de costura, a fazer moldes de roupas da moda e a trabalhar diversos tipos de peças com retalhos.

A inscrição no curso é gratuita, os participantes devem ter entre 17 e 29 anos, não precisam ter experiência com artesanato ou costura e o material da oficina será oferecido aos alunos.

O curso tem a parceria do Sebrae de Petrolina e da Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Cultura, que ajudou ano passado na elaboração do projeto e está cedendo o espaço da Oficina do Artesão Mestre Quincas para a realização das aulas.

SERVIÇO:
Oficina de corte, costura, modelagem e confecção de peças de vestuário e decorativas em retalho
1 turma das 8h às 12h e 1 turma das 14h às 18h
Serão 15 vagas para cada turma

Inscrições gratuitas de 17 a 25 de janeiro na Oficina do Artesão Mestre Quincas (Av. Cardoso de Sá, s/n, Vila Eduardo, horário de funcionamento das 8h às 17h de segunda a sábado e domingo das 8h às 13h)

Aulas de 18 de fevereiro a 29 de abril de 2013 na Oficina do Artesão
Módulo de corte, costura e modelagem – 18 a 26 de fevereiro, todos os dias exceto domingo.
Módulo de confecção de peças em retalhos – 28 de fevereiro a 29 de abril, às segundas, quartas e sextas.
Carga horária total - 144h.
Os participantes terão direito a certificado ao final do curso.
Maiores informações: Da Paz (87) 8806-8189 ou Oficina do Artesão (87) 3864-2069

Comentários

Postagens mais visitadas