Prova do SAEPE é aplicada em escolas do Agreste Meridional

 Mais de cinquenta escolas do Agreste Meridional são avaliadas

O dia de hoje (21) é de avaliação em Pernambuco: são aplicadas nas escolas as provas do SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco). O sistema foi criado com a finalidade de monitorar o padrão de qualidade do ensino e apoiar as iniciativas de promoção da igualdade de oportunidades educacionais.

Os testes do SAEPE têm como objetivo avaliar as competências e habilidades, na área de Língua Portuguesa e de Matemática, dos estudantes das redes Estadual e Municipal nas 2ª, 4ª e 8ª séries ou 3°, 5° e 9° anos do Ensino Fundamental, 3° ano do Ensino Médio e 4º ano do Normal Médio, incluindo os projetos de correção do fluxo escolar.

Além da aplicação dos testes, a avaliação inclui outros instrumentos importantes. São eles: o questionário do estudante, cuja pretensão é traçar um perfil socioeconômico e a trajetória escolar; os questionários do professor e do diretor, que devem aferir o perfil dos profissionais da educação; e o questionário da escola, cuja finalidade é conhecer a infraestrutura e os serviços oferecidos pela instituição, tendo-se em vista identificar os fatores que interferem no desempenho escolar.

Na Gerência Regional de Ensino do Agreste Meridional, mais de 13 mil alunos devem fazer a prova. De acordo com o Gestor da GRE-AM, Paulo Lins, a cada ano os índices de avaliação nas escolas da região vêm melhorando e os sistemas de avaliação são uma eficiente forma de mensurar o trabalho desempenhando pelas equipes em cada unidade educacional.“Outro objetivo do SAEPE é associar os resultados da avaliação às políticas de incentivo com a intenção de reduzir as desigualdades e elevar o grau de eficácia da escola”, afirmou Paulo Lins.

Comentários

Postagens mais visitadas