A Cultura Nacional e em Pernambuco

Vale Cultura é aprovado na Câmara dos Deputados
Na tarde desta quarta-feira, 21, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou , em votação simbólica, o Projeto de Lei 4682/12 que cria o Vale-Cultura, no valor de R$ 50 mensais para os trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Terá direito o trabalhador que receba até cinco salários mínimos. Saiba mais em: http://www.cultura.gov.br.

Últimos dias para inscrições no curso gratuito de Teledramaturgia
Segue até domingo (25), as inscrições para o curso gratuito de Teledramaturgia com o diretor e roterista Newton Cannito, no Recife (PE). O projeto é incentivado pelo Funcultura, Secretaria de Educação e Governo de Pernambuco com apoio da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE/MinC). Saiba mais em: http://culturadigital.br/mincnordeste.

Biblioteca Nacional lança editais para autores e criadores negros
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MInC) lança nesta terça-feira, dia 20/11, três editais voltados para criadores e escritores negros. Os editais fazem parte do projeto do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) de valorização e fomento de produtores, criadores e escritores negros. Os lançamento dos editais faz parte da celebração do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Continue lendo a respeito em: www.bn.br.

Fundação Nacional das Artes lança Prêmio Funarte Grande Otelo
A Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República – SEPPIR, publicou nesta terça, 20 de novembro, no Diário Oficial da União, a portaria que institui o Prêmio Funarte Grande Otelo. Serão premiados 33 projetos nas áreas de artes visuais, circo, dança, música, teatro e preservação da memória. As inscrições encontram-se abertas até 4 de janeiro de 2013. Saiba mais em: www.funarte.gov.br.

Aberta inscrições para o Edital de Ocupação do Espaço Cênico do TAM
A Secretaria Extraordinária de Cultura e fundação José Augusto (Secultrn/FJA), lançam o Edital de Ocupação do Espaço Cênico do Teatro Alberto Maranhão (TAM) – 2013, para o período do primeiro semestre, abrangendo o recebimento de propostas de todo o território nacional e internacional. O Edital irá selecionar propostas de espetáculos artístico-culturais: teatro, dança, música e eventos culturais, para ocupação do Espaço Cênico Teatro Alberto Maranhão, para temporadas no 1º semestre de 2013. As inscrições ficarão abertas pelo prazo de 45 dias, a contar da presente data.

Secretaria de Audiovisual convida setor audiovisual para Simpósio
A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) convida a todos para participarem do 1º Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços (SIMBRACS), que será realizado nos dias 28 e 29 de novembro, em Brasília. O evento contará com um estande audiovisual, em que serão exibidos conteúdos fomentados pela SAv. Também fará parte da programação a reunião Modelos de negócios e cases inovadores do audiovisual, no primeiro dia do Simpósio, às 15h30, na sala Mundo Novo 2. Os interessados em participar devem se inscrever pelo site http://simbracs.abdi.com.br.

PERNAMBUCO

XIII Cine Chinelo NoPE ganha mais um dia de exibição
De 29 de novembro a 01 de dezembro acontece XIII Cine Chinelo do PE. Mostra de vídeos independentes, ao ar livre e sem curadoria, o Cine Chinelo acontece na Rua da Alfândega, Recife Antigo. A proposta do evento é convidar o público para inscrever o seu filme democraticamente das 18h às 20h, no Bar do João, na Rua da Moeda (bairro do Recife). Todos os dias da mostra, são exibidos filmes inscritos no mesmo dia, vale qualquer gênero e modo de captação, com duração de até 20 minutos, gravado em DVD. A sessão começa às 20h30 e tem duração de 150 minutos. Mais informações: www.cinechinelonope.com.br.

Itaú Cultura e Fundarpe promovem Semana de Gestão e Políticas Culturais
De 26 a 30 de Novembro o Itaú Cultural em parceria com a Fundarpe promovem a Semana de Gestão e Políticas Culturais. Na programação, aulas expositivas de temas como economia criativa, direitos autorais, planejamento e diversidade cultural. As inscrições vão até às 16h da próxima sexta-feira (23), as atividades são gratuitas e divididas em cinco módulos que acontecem durante todo o dia – das 08h30 às 12h e das 14h às 18h – no Auditório do Centro de Artesanato, localizado no Marco Zero, Recife Antigo. Saiba mais em: www.fundarpe.pe.gov.br.

Cultura Livre na Feira acontece em Limoeiro neste sábado
No próximo dia 24 de novembro, o projeto Cultura Livre na Feira, recebe o cordelista Maciel França, um artista popular revelado ao público a partir deste projeto, que em sua apresentação, fará o lançamento de dois de seus cordéis e distribuirá gratuitamente cordéis para o público que estiver prestigiando a apresentação. Acontecerá ainda uma apresentação de cultura popular do Urso da Ultima Hora e do Morto Carregando o vivo. Realizado semanalmente, todos os sábados, o projeto Cultura Livre na Feira é uma parceria da Prefeitura de Limoeiro e a Secretaria de Cultura e Juventude. Informações: (81) 3628-3218.

Comentários

Postagens mais visitadas