Mostra das Culturas Populares e Tradicionais Paulistas: uma boa oportunidade de conhecer a cultura popular paulista.

A Mostra das Culturas Populares e Tradicionais Paulistas que acontece nos dia 24, 25 e 26 de agosto no SESC Pinheiros, comemora os dez anos do Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais.

Organizada pelo Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais em parceria com a Gerência de Programas Socioeducativos do SESC SP, a Mostra das Culturas Populares e Tradicionais Paulistas reunirá no mesmo cortejo jongueiros, Congos, festeiros, moçambiques, catiras, músicos, agentes e artistas populares paulistas em três dias de festas, rodas de conversa e oficinas de danças. Os debates incluem temas como Patrimônio Imaterial, Políticas Públicas e Saberes Tradicionais e mantém a “tradição” do Fórum de articulador dos atores, produtores e artistas populares com a assembleia que acontece no dia 26 de agosto, domingo, a ideia é discutir novas ações e o projeto do Encontro de Culturas Populares e Tradicionais em 2013.

Além das oficinas de Danças, acontecerá a oficina de Capacitação de mestres e lideranças comunitárias para a apresentação de propostas aos órgãos financiadores das atividades culturais. Mais de 350 brincantes participarão do evento possibilitando a integração do público com as festas, cortejos e danças populares brasileiras!

Um pouquinho da história do Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais

O Fórum iniciou atividades em 26 de agosto de 2002 e, desde então, participou, em âmbito estadual, da construção do Fundo Estadual de Arte e Cultura, posteriormente batizado de Plano de Ação Cultural (ProAC), participando também do Fórum de Entidades Culturais do Estado de São Paulo.

Realizou ações de capacitação das comunidades tradicionais para a participação mais efetiva e qualitativa em processos de seleção pública e como protagonistas das políticas que os afetam. Esse foi o objetivo das oficinas de Elaboração de Projetos Culturais realizadas em 2006 (ProAC 17 – Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo), e de 2007 a 2009 nas oficinas do ProAC - Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e dos Prêmio Culturas Populares/MinC. Tem colaborado com a criação de fóruns regionais em diversos estados. A partir de outubro de 2011, o Fórum passou a atuar em todo o território brasileiro.
Em âmbito nacional, o Fórum articulou a realização do I Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares juntamente com o Fórum de Culturas Populares, Indígenas e Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro e a então nascente Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID) do Ministério da Cultura. Este seminário contou com alto grau de participação popular na construção de diretrizes para o segmento, tornando-se referência para a construção de projetos, programas e ações governamentais, como o Prêmio Culturas Populares.

Comentários

Postagens mais visitadas