I CONGRESSO PETROLINENSE - CULTURA E RELIGIÃO AFRO-BRASILEIRA: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA

As práticas religiosas cultuadas pelos negros africanos e descendentes desde o período colonial foram combatidas e proibidas pelos agentes institucionais, tendo como consequência a construção histórica do preconceito religioso com os praticantes dos rituais de cultos afro-brasileiros pela sociedade brasileira.
A cultura de matriz africana com seus ritos e crenças de práticas doutrinárias em contato com as matrizes culturais indígenas e europeias no processo histórico-social brasileiro sofreram alterações e ressignificações culturais, devido à tática de resistência e de sobrevivência.

As religiões e cultos de origem africana resistiram de diversas formas para manutenção de suas tradições, inclusive adotando nomes de santos e datas religiosas católicas, prática denominada de sincretismo religioso.

A tradição cultural de matriz africana é de grande contribuição religiosa, artística, linguística, alimentar, etc., na formação do povo brasileiro. Assim, o reconhecimento e a valorização da cultura afro-brasileira são fundamentais na composição do nosso patrimônio cultural.

As práticas religiosas afro-brasileiras fazem parte do patrimônio cultural também da cidade de Petrolina, PE. Por isso, em 2007, foi fundada em Petrolina, PE, a Associação Espírita e de Cultos Afro-brasileiros – AECAB, tendo como objetivo combater o preconceito e a discriminação das práticas ritualísticas e religiosas. Para isso, desenvolve diversas atividades socioculturais para proporcionar maior valorização das práticas culturais e religiosas dos afro-brasileiros.

Como parte das ações da AECAB acontecerá nos dias 09 e 10 de junho de 2012, o I CONGRESSO PETROLINENSE - CULTURA E RELIGIÃO AFRO-BRASILEIRA: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA, tendo o intuito de proporcionar discussões e reflexões sobre os movimentos de resistência negra, a formação histórica das religiões afro-brasileiras e o contexto atual dos cultos afro-brasileiros.

O Congresso é organizado pela AECAB e conta com o apoio do NECTAS/UNEB através do seu representante, o Prof. Ms Carlos Alberto Batista dos Santos e do IF SERTÃO PE CAMPUS PETROLINA através de sua representante, a Profa. Esp. Edivania Granja da Silva Oliveira.

O evento contará com a presença de representantes de diversos segmentos da sociedade brasileira, com o apoio de várias instituições públicas e acontecerá no UNIVASF. Tendo como público-alvo as Comunidades de Terreiro, docentes, discente e a sociedade em geral.

As inscrições para o congresso é 1 Kg de alimento não perecível que serão entregues no primeiro dia do evento e acontecem por meio eletrônico através do e-mail: aecab@hotmail.com.br, até o dia 07/06/2012, com o envio do Nome Completo e vínculo institucional. Após esse prazo os interessados que não estiverem inscritos poderão realizar a inscrição no primeiro dia do encontro, desde que tenha vaga disponível.

Programação do Evento:
Sábado (09/06/12)
08h00min às 09h00min – Credenciamento dos Congressistas

09h00min – Solenidade de Abertura – Mesa Redonda com políticos e representantes da cultura e religião afro .
09h30min às 10h30min – Palestra: Candomblé: Preconceito, discriminação, direitos e deveres dos Povos de Santo. Ministrante: Dr. e Babalorixá Ricardo Bonaparte- Presidente da Federação dos Cultos Afros de São Paulo.

10h00min às 11h00min – Intervalo

11h00min às 12h00min – Palestra: Intolerância Racial e Religiosa. Ministrante: Prof. Dr. Juracy Marques (UNEB/FACAPE).

12h00min às 14h00min - Intervalo

14h00min ás 15h30min – Mesa-Redonda: Sustentabilidade, Preconceito e Discriminação: Rituais Sagrados do Candomblé. Debatedores: : Dr. e Babalorixá Ricardo Bonaparte- Presidente da Federação dos Cultos Afros de São Paulo; Téc. em segurança do Trabalho e Ogan Francisco Pereira Lino – Vice-Presidente da Federação de Cultos Afro-brasileiros de São Paulo; Isabel Cristina de Oliveira – Professora e Deputada Estadual de Pernambuco; Dra. Ana Rúbia Carvalho – Promotora Pública do Estado de Pernambuco; Babalorixá Jorge Barbosa - Presidente da AECAB e Liderança do Terreiro Ylê Asé Opô Oyacidê ; Babalorixá Adeilson Gomes – Liderança do Terreiro Ylê Dará Asé Omo Logum Edé; Yalorixá Renilda Bezerra Barbosa – Liderança do Terreiro Tenda de Umbanda Estrela da Guia. Coordenador da Mesa: Prof. Ms. Carlos Alberto Batista dos Santos (UNEB).

15h30min às 16h00min - Intervalo

16h00min ás 18h00min - MINI-CURSOS:
- Mini-curso: Identidade Étnica – Uma construção do Perfil Étnico-Racial em Petrolina. Ministrantes: Prof. Ms. Clécia Pacheco e Profa. Esp. Edivania Granja – IF SERTÃO PE CAMPUS PETROLINA.
- Mini-curso: Educação Intercultural. Ministrante: Prof. Ms. Herlon Alves Bezerra – IF SERTÃO PE CAMPUS PETROLINA.
- Mini-curso: Cultura Afro-brasileira e a Lei 10.639/03. Ministrante: Pedagoga Esp. Luzinete Moreira da Silva – IF SERTÃO PE CAMPUS PETROLINA.

Domingo (10/06/2012)

09h00min ás 10h30min - MESA REDONDA: CULTURA AFRO-BRASILEIRA, RELIGIOSIDADE E CIDADANIA. Debatedores: REPRESENTANTE DA FUNDAÇÃO PALMARES/SEPPIR???; Prof. Dr. Nilton Almeida – UNIVASF; Roberta Duarte – Secretária de Cultura de Petrolina; Profa. Esp. Edivania Granja da Silva Oliveira – IF SERTÃO PE CAMPUS PETROLINA; Bacharel Babalorixá Jorge Rodrigues Barbosa - Presidente da AECAB e Liderança do Terreiro Ylê Asé Opô Oyacidê; Coordenador da Mesa: Prof. Ms. Herlon Alves Bezerra – IF SERTÃO PE CAMPUS PETROLINA.

10h30min às 11h00min – Intervalo

11h00min ás 12h00min – PALESTRA: (VER COM REPRESENTANTE DA FUNDAÇÃO PALMARES/SEPPIR
12h00min às 14h00min - Intervalo
14h00min ás 16h00min - MINI-CURSOS:
- Mini-curso: A importância da História da África para a Sociedade brasileira. Ministrante: Prof. Ms. Harley Abrantes Moreira – UPE.
- Mini-curso: A música afro-brasileira. Ministrante: Pedagogo e Músico Maércio José dos Santos – Associação do José e Maria e Banda Tio Zpe Bá e Apocalypse Reggae.
- Mini-curso: A Culinária do Candomblé. Ministrante: Edson da Silva Rosa – Pai Edinho – Casa de Terreiro Ylê Asé Ayrá Onyndancor.

16h00min ás 18h00min - ATIVIDADES CULTURAIS: APRESENTAÇÃO DE PILÉ; SAMBA DE RODA; AFOXÉ FILHOS DE ZAZI,Capoeira e Macunlelê.

Comentários

Postagens mais visitadas