DENÚNCIA

Cena foi flagrada pela reportagem da Folha e populares confirmaram
JAMILLE COELHO - Da Folha de Pernambuco
Allan Torres

Filas são formadas em frente à casa de Bete de Dael todas as quintas-feiras. Títulos são pedidos na porta
Desde o ano passado, moradores de Bezerros reservam as quintas-feiras para ir até a casa da prefeita do município, Bete de Dael (PR), a fim de receber uma “ajudinha de custo”, que varia de R$ 5 a R$ 15, em troca do número do título de eleitor. A distribuição de dinheiro foi flagrada pela reportagem da Folha de Pernambuco, nesta quinta-feira (19). Após receber denúncia anônima de que a gestora estava realizando a prática, a equipe foi até a rua Sigismundo Gonçalves, em frente à praça dos Tamarindos, para checar a informação que movimentava a casa rosa (de propriedade da prefeita).

No local, populares - que preferiram manter a identidade preservada- relataram que, semanalmente, enfrentam fila em frente à casa de Bete para serem recebidos por ela, que seria pré-candidata à reeleição. “Toda semana eu venho, mas hoje (quinta-feira) ainda não consegui pegar (o dinheiro). É uma ajudinha para a gente comprar comida, remédio...”, disse um dos “beneficiados”. Outro popular, que estava na praça, de olho no movimento, declarou: “Isso é um absurdo. Toda quinta-feira ela distribui dinheiro para o povo. Eu, graças a Deus, não preciso disso”, protestou.

Um outro morador relatou, também em reserva, que já havia feito a denúncia ao Ministério Público local e à Polícia Federal (PF), mas de nada adiantou. “Há três semanas, exatamente numa quinta-feira, depois de ter visto esse monte de gente em frente à casa da prefeita pegando dinheiro, liguei para a PF para formalizar a denúncia. E o policial me perguntou se eu tinha provas de que o dinheiro era público, porque, se fosse dela, não tinha problema nenhum nisso. Fica difícil tentar barrar esses esquemas porque a cidade é pequena e todo mundo tem medo da prefeita e do marido dela”, revelou. A fonte disse ainda que, há 15 dias, Bete de Dael distribuiu pão no bairro de Asa Branca, alegando estar pagando uma promessa religiosa.

Depois de flagrar e registrar dezenas de pessoas enfileiradas em frente à residência da prefeita, o fotógrafo da Folha, Allan Torres, foi abordado e agredido pelo marido de Bete, Valdiael de Lima, conhecido por Dael. Torres não teve a oportunidade de se explicar e precisou sair às pressas do local para não ser vítima de uma agressão maior, já que Dael e outros populares saíram correndo em sua busca para tentar tomar a câmera.

DIRIGENTEO secretrário-geral do PR em Pernambuco, José Marcos de Lima, ficou surpreso ao saber do fato revelado pela equipe da Folha. “Só agora estou tomando conhecimento disso. Não concordamos com esse procedimento fora da lei. Lamento por esse tipo de agressão à Imprensa, mas temos que esperar a apuração do fato. Mas adianto que nunca soubemos que ela estaria distribuindo dinheiro para o povo. Estamos pasmos porque isso é uma prática proibida e pode implicar em cassação de mandato”, alertou.

Comentários

Postagens mais visitadas