Informativo Cultural

CANNE inicia seus cursos de 2012
O Centro Audiovisual do Norte e Nordeste – Canne inicia a programação de cursos voltados para a realização cinematográfica. Estão confirmados para o mês de março os cursos de Direção Cinematográfica, com Marcelo Gomes e o curso de Desenho de Som – Do Roteiro à Finalização, com Nicolas Hallet no Recife.

Os cursos do Canne são gratuitos e voltados para profissionais da área do Audiovisual, estudantes e professores de Comunicação, Cinema/Audiovisual e Artes.

O curso de Direção Cinematográfica tem como objetivo definir, refletir e discutir as diferentes fases da função do diretor/roteirista: argumento, roteiro, decupagem, produção, filmagem, direção de atores, fotografia, direção de arte e finalização.

Marcelo Gomes é roteirista e diretor de cinema, dirigiu filmes como Cinema, Aspirinas e Urubus e Viajo porque preciso, volto porque te amo. Fez o roteiro dos filmes Deserto Feliz, de Paulo Caldas e A Casa de Alice, de Chico Teixeira. Recentemente ministrou aulas de Direção Cinematográfica no Festival Latino-americano de Cinema em São Paulo e de Direção de Atores em Salvador.

O curso de Desenho de Som – Do Roteiro à finalização tem como objetivo o aprimoramento dos profissionais de áudio, priorizando a seleção dos que já fizeram o curso básico e tratará de conteúdos que vão, desde a elaboração do roteiro, até a finalização do filme, incluindo o processo de gravação e suas adversidades, o projeto sonoro e a passagem do digital para o analógico.

Nicolas Hallet é formado em Cinema e Vídeo pela Academie des Beaux Arts de Bruxelles, na Bélgica e participou do Workshop de Captação de Som ministrada por Jean Michel Ongelet da IAD (Institut des Arts et Diffusion) Bélgica, em 1999. É técnico de som especializado na captação de som direto, reside e trabalha no Brasil desde o ano de 1998, tendo atuado em vários filmes nacionais, tanto curtas como longas metragens. Ministra desde 1999 cursos de captação de som no Brasil.

Para se inscrever o aluno deverá preencher a ficha de inscrição, com seus dados e um breve currículo, além da carta de intenção (dizendo o porquê do seu interesse em fazer o curso) e enviar para canne@fundaj.gov.br. O resultado será divulgado no site www.fundaj.gov.br/canne no dia 9 de Março de 2012.

Aula inaugural do Curso para Formação de Gestores Culturais dos Estados do Nordeste

A Fundação Joaquim Nabuco, a Universidade Federal Rural de Pernambuco e o Ministério da Cultura iniciarão as aulas do Curso para Formação de Gestores Culturais dos Estados do Nordeste, uma pós-graduação lato sensu, em evento a ser realizado no dia 26/03 (segunda-feira) a partir das 19h no Cinema da Fundação. Na ocasião, teremos a aula inaugural do curso e a assinatura dos Acordos de Cooperação entre a FUNDAJ, a UFRPE e as Secretarias Estaduais de Cultura dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Essa especialização em Gestão Cultural foi concebida como parte integrante do processo de criação e consolidação do Sistema Nacional de Cultura – SNC e busca contribuir na formação de gestores culturais, acadêmicos e conselheiros dos Conselhos Estaduais de Cultura com subsídios teóricos e práticos que permitam compreender aspectos históricos, sociais, políticos, econômicos, jurídicos e gerenciais presentes no campo cultural.

Livro sobre a revitalização do processo artesanal é lançado no Museu do Homem do Nordeste

O Museu do Homem do Nordeste (FUNDAJ – Casa Forte) sedia no dia 13 de março a palestra e o lançamento do livro Design + Artesanato: o caminho brasileiro (Editora Terceiro Nome), escrito pela curadora, escritora e professora de história do design, Adélia Borges. A obra faz uma radiografia da revitalização recente do objeto artesanal brasileiro, que decorre da aproximação dos campos do design e do artesanato, atividades antes vistas como em oposição e que hoje se complementam.

A palestra acontece às 17h no Auditório Benício Dias e o lançamento do livro, às 19h30 no Hall do Museu do Homem do Nordeste.

Mostra coletiva sobre o universo infantil na Galeria Vicente do Rego Monteiro

A Coordenação de Artes Plásticas da Fundação Joaquim Nabuco promove a Mostra Coletiva Infância, sob curadoria de Moacir dos Anjos e com obras dos artistas Nan Goldin, Cao Guimarães e Paula Trope, com a abertura no dia 08 de Março às 19h na Galeria Vicente do Rego Monteiro.

Infância é uma exposição sobre um período em que várias possibilidades de vida concorrem entre si para se afirmar no futuro. Muitas das vidas ensaiadas quando se é criança são abandonadas, porém, quando se cresce. Umas, por não se acomodarem à normatização de rumos que a vida supostamente madura requer. Outras, por circunstâncias de ordem econômica ou política. O fim da infância é marcado pela imposição de um tempo em que o futuro se acanha. Reunindo trabalhos de Nan Goldin, Cao Guimarães e Paula Trope, Infância fala de uma época e de um espaço simbólico em que a desregulação de corpos ainda vigora.

Em paralelo à mostra Infância serão realizados dois debates (com datas a serem definidas) sobre o tema da exposição, com a presença dos artistas Cao Guimarães e Paula Trope e de Tânia Rivera, pesquisadora e professora da Universidade Federal Fluminense.


O debate será oportunidade para explicitar disputas sobre o tema da exposição e para exercitar a troca entre campos distintos do conhecimento.

Gestão e Inovação de patrimônio cultural é tema de palestra gratuita
O Fórum dos Museus de Pernambuco promove palestra com o diretor do Departamento de Museus, Tombamento Histórico e Preservação de Monumentos de Brandenburgo, Dr. Uwe Koch, sobre Gestão e Inovação do Patrimônio Cultural Alemão. A atividade será ministrada no auditório da Fundação Gilberto Freyre, com entrada franca. Informações pelo telefone (81) 3441 - 2883 / 3441-1733.

Curta Doze e Meia com programação dedicada às mulheres
O projeto Curta Doze e Meia, no Centro Cultural Correios, está com a programação de março totalmente dedicada à temática feminina, em homenagem ao dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8. Após as exibições, serão realizados rodas de debates com o público presente.

A entrada é gratuita. Para mais informações, acesse: http://curtadozemeia.blogspot.com/.

Tesouros naturais e culturais de Pernambuco em mostra fotográfica
O Centro cultural Correios abre no próximo dia 03 de março (sábado), às 19h, a exposição “Pernambuco : Cultura, História e Mar”, do fotógrafo Miguel Igreja. A mostra fica em cartaz até 1º de abril e apresenta 28 fotos impressas em telas, que mostram aspectos da cultura popular e paisagens marcantes do estado. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone 3224-57839.

Comentários

Postagens mais visitadas