Giro pela Política

Depois da Ficha Limpa, STF julgará “Mensalão”
2012 surge como um ano forte no Supremo


Outro desafio para o STF, depois da aprovação da Ficha Limpa, agora passa a ser o julgamento do processo do mensalão. Ele poderá ocorrer até o meio do ano, e envolverá um episódio que tem despertado atenções e expectativas nos últimos tempos. É provável que a votação venha a ocorrer até o meio do ano e, se condenados, os envolvidos também ficarão fora da atividade política por um tempo expressivo. É possível que nessa decisão o STF tenha um ministro a menos, pois em setembro, o ministro Cezar Peluso completa 70 anos e terá de se aposentar compulsoriamente. Logo depois, em novembro, Carlos Ayres Britto também se afastará pela mesma razão. O Planalto terá assim que indicar dois novos ministros ou o STF ficará com o quórum menor, se tardar a nomeação.

Polêmica
Mensalão foi o nome dado à crise política enfrentada pelo governo em 2005/06, a partir da divulgação pela imprensa de um vídeo no qual um ex-chefe do ECT, Maurício Marinho, pedia e recebia vantagem indevida. O fato ganhou repercussão política, mas novas e graves denúncias surgiram e foi instalada uma CPI que enquadrou políticos implicados. O procurador-geral denunciou 40 nomes e o STF recebeu praticamente todas as denúncias feitas contra cada um dos acusados, o que os fez passar da condição de denunciados à condição de réus no processo criminal.

Política
Diante da coincidência desse julgamento com realização de eleições, o senador Jorge Viana, do PT, tem uma opinião a respeito: "Está passando da hora de nós, do PT, enfrentarmos esse problema. Acredito que os juízes terão de se manifestar com base em provas. O julgamento feito até aqui foi injusto com o PT, foi parcial. Essa crise nos deixou cicatrizes muito grandes.

Comentários

Postagens mais visitadas