Dois partidos querem presença na nova equipe que Dilma monta

Carlos Fehlber



Novo ministro não esperava e só agora começa montar equipe
Aguinaldo Ribeiro confessa surpresa pela nomeação como ministro do PP


O novo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro viu sua nomeação para o cargo como "supetão" e diz que, por conta disso, ainda não teve tempo para pensar na nova equipe que montará para administrar a pasta. Questionado sobre se já tem nomes admitiu: "Tem muita questão para resolver. Como foi de supetão, a gente ainda não tinha parado para pensar na equipe. Vamos escolher bons técnicos, pessoas de ponta. Temos que montar um time vencedor para o que a presidenta Dilma quer e o Brasil precisa", afirmou Aguinaldo ao chegar para uma visita ao antecessor Mário Negromonte.

Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro/Foto: Jose Cruz/ABr

De qualquer maneira a troca de Negromonte era esperada, e noticiada, há mais de duas semanas. Atraso devido, segundo alguns, à viagem de Dilma ao exterior.

Negromonte “aliviado”
E um dia depois de ter deixado o Ministério das Cidades, Mário Negromonte atribuiu a demissão à divisão do partido e disse sentir "alívio" por não ser mais ministro: "O maior problema foi que, além do fogo inimigo, houve o fogo amigo contra mim”, disse o ex-ministro, que se diz mais satisfeito agora do que quando foi nomeado, no início do ano passado: "Agora o meu sentimento é de alívio. Neste momento, estou mais satisfeito de ter saído do ministério do que de ter entrado”, mas ressalvando ter sido "uma honra" cumprir a "missão" à frente do ministério. Às 17h da próxima segunda transmitirá o cargo para o sucessor, Aguinaldo Ribeiro, e, depois reassumirá o mandato de deputado.

Senador quer Serra
O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Barros Munhoz diverge da afirmação de Fernando Henrique Cardoso de que Aécio Neves seria o candidato óbvio do partido à Presidência da República em 2014. Fernando Henrique havia afirmado que Aécio Neves é o "candidato óbvio" do PSDB para disputar a Presidência em 2014. O senador mineiro divulgou nota na qual agradece a "referência" de FHC, mas diz que "o partido saberá definir o melhor nome, entre os vários de que dispõe, no momento certo". Para Aécio, isso ocorrerá somente após as eleições municipais.

PSD quer espaço, mas...
O líder do PR na Câmara, deputado Lincoln Portela afirmou que o partido estuda ingressar com uma ação no Supremo Tribunal Federal para impedir que Câmara crie duas novas comissões permanentes para abrigar o PSD. O presidente da Casa, Marco Maia afirmou que a criação das comissões já está em estudo. "Vamos ao Supremo para manter o número de comissões. Nada contra o PSD, mas é preciso fazer a avaliação correta das consequências", afirmou o líder do PR.

Mário Negromonte: "Agora o meu sentimento é de alívio. Neste momento, estou mais satisfeito de ter saído do ministério do que de ter entrado”

Espaço para o PSD
O líder do PSD na Câmara, deputado Guilherme Campos disse que o partido quer ser "reconhecido no seu tamanho e proporcionalidade. Mas eu prefiro aguardar o processo de discussão", afirmou. Em dezembro do ano passado, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de resolução que cria 66 cargos para o PSD na estrutura da Casa. O partido, criado em 2011 pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, tem a quarta maior bancada da Câmara, com 47 deputados em exercício.

Reação tucana
O senador Aloysio Nunes Ferreira ainda quer que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, vá ao Congresso dar explicações sobre a demissão do presidente da Casa da Moeda, Luiz Felipe Denucci. A Casa da Moeda, que foi fundada em 1694, é ligada ao Ministério da Fazenda. Questionado sobre a convocação de Mantega, o senador disse que o líder do PSDB na Casa, senador Álvaro Dias, está tomando as providências. “Vamos discutir na próxima terça-feira a possibilidade de convocá-lo”, afirmou.

Senador Jorge Viana/Foto: Geraldo Magela/Ag. Senado


Voos
O senador Jorge Viana solicitou providências da Agência Nacional de Aviação Civil e da Secretaria Especial de Aviação Civil da Presidência da República para resolver os problemas da aviação brasileira. E fez ainda apelo ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público daquele estado para avaliar a oferta de voos ao Acre.

Horário de verão
Projeto de Decreto Legislativo em análise na Câmara, convoca plebiscito para decidir sobre a adoção do horário de verão no País. Segundo proposta, do deputado João Campos, o eleitorado seria chamado a responder “sim” ou “não” à pergunta: “Você é a favor da adoção do horário de verão no território brasileiro?”

A consulta seria realizada pela Justiça Eleitoral, juntamente com a primeira eleição seguinte à aprovação do Projeto nos estados onde atualmente é adotada a medida.

CPIs sobre tráfico
O presidente da Câmara, Marco Maia, assinou os atos de criação de comissões parlamentares de inquérito para investigar o tráfico de pessoas, a exploração sexual de menores e o trabalho escravo. O próximo passo é a leitura dos atos da CPI no Plenário e a indicação dos integrantes pelos líderes partidários. Depois disso, a instalação.

Na reforma ministerial, PDT e PR já começam chamar atenção
Além de aprofundar o exame da reforma ministerial que deve sair muito em breve, a presidente Dilma tem pela frente duas novas situações: o novo nome do polêmico PDT que ainda não está unido e a tentativa de volta ao governo manifestada pelo PR. A surpresa é exatamente essa tentativa de setores do Partido Republicano na medida em que as suas bancadas na Câmara e no Senado tentam negociar com o governo federal, a partir da próxima semana, uma posição sobre a possibilidade de o partido voltar a integrar a base governista.

Presidente Dilma cumprimenta populares em Camaçari, na Bahia/Camaçari/Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

O líder do PR no Senado, Blairo Maggi, teria afirmado que vai pedir uma audiência com as ministras da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. E deixa claro sua disposição: "Da forma como está não é confortável.


Queremos que o governo diga se tem espaço para o PR no governo e, se tiver, como vamos avançar nas negociações.” A ideia não é nova e a bancada do partido no Senado em setembro do ano passado tentou, mas agora, a tentativas com o governo seria feita em conjunto com a bancada da Câmara. A propósito, o líder na Câmara, Lincoln Portela revela que existiria convite e agora “queremos sentar com eles e ver o que eles têm a nos oferecer.” O PR tem no Congresso uma bancada composta por sete senadores e 40 deputados federais.

E o PDT?
Quanto ao PDT, o Planalto começa a estudar um convite. Um dos nomes seria o deputado Vieira da Cunha, que tem boas relações com Dilma há tempos. Eles teriam atuado em 1986 na Prefeitura de Porto Alegre. Outro nome lembrado é o do deputado Brizola Neto.

E as CPIs de volta?
O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia autorizou a criação de comissões parlamentares de inquéritos, ligadas aos direitos humanos: investigar o tráfico de pessoas, a exploração sexual de menores e a terceira, o trabalho escravo.

No PMDB
O vice-presidente Michel Temer e o governador Sérgio Cabral teriam acertado a realização de uma reunião de governadores do PMDB em março. É um movimento político importante e, embora, não esteja clara e conhecida a pauta, as eleições municipais deste ano podem estar incluídas.

Blairo Maggi, líder do PR na Câmara: Queremos que o governo diga se tem espaço para o PR no governo e, se tiver, como vamos avançar nas negociações.”

Reunião de líderes
As lideranças partidárias do Senado vão se reunir visando fechar uma pauta consensual de votações para 2012. E o mesmo deve ocorrer na Câmara. Entre as prioridades já citadas pelo presidente do Senado, José Sarney e por líderes partidários, estão a chamada Lei Geral da Copa de 2014, a proposta que estabelece as competências do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a fixação de um novo modelo para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o Estatuto da Juventude, as propostas de modificação do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e o modelo de distribuição de royalties da exploração de petróleo, inclusive do pré-sal.

Na Câmara, as atenções estarão voltadas para a conclusão das mudanças no texto do novo Código Florestal, o Plano Nacional de Educação e o projeto que cria o Fundo de Previdência dos Servidores Públicos Federais. Bem presente o fato de buscar antecipar as votações consideradas importantes para o primeiro semestre do ano, diante do período de campanha eleitoral.

Novo ministro
O presidente nacional do PP, Francisco Dornelles, e o novo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, revelam ter recebido carta branca da presidente Dilma Rousseff para montagem da equipe na pasta.

Previdência
O Projeto de Lei que cria o regime de previdência complementar para o servidor civil federal, é o destaque do Plenário na primeira semana de trabalhos de 2012. A matéria pode ser pautada em sessões extraordinárias, mas não há acordo entre governo e oposição. O tema deve ser tratado na próxima reunião de líderes.

Pacto
Senadora Ana Amélia/Foto: Geraldo Magela/ Agência Senado
O ritmo acelerado das mudanças nas relações entre cidadãos e Estado, entre os Poderes da União e entre os entes federados exige uma constante reavaliação do funcionamento da Federação brasileira, na opinião da senadora Ana Amélia. Em discurso, a parlamentar considerou acertada a criação de comissão de experts para estudar as relações da Federação, conforme anunciou o presidente do Senado, José Sarney, em discurso proferido na abertura do ano legislativo de 2012.

Ao ressaltar a discussão que vem sendo feita em torno do Pacto Republicano, Sarney apontou a criação da comissão como uma das primeiras tarefas na pauta do Congresso. Ao apoiar a decisão do presidente da Casa, Ana Amélia afirmou que o Legislativo tem o dever de reavaliar o funcionamento da Federação "sob diferentes aspectos".

Comentários

Postagens mais visitadas