O Instituto Sou da Paz inicia o ano de 2012 com novidades.





São cinco novos projetos com diferentes abordagens temáticas e estratégicas para contribuir com o fortalecimento e disseminação da cultura de paz e de um novo paradigma da segurança pública.




O Praças da Paz SulAmérica, que existe em São Paulo desde 2007, será levado ao Rio de Janeiro, somando ao processo de implementação das UPPs Sociais coordenado pelo Instituto Pereira Passos. A edição carioca será implantada no Complexo do São Carlos, promovendo a revitalização e ocupação democrática dos espaços públicos com a participação efetiva da comunidade em ações culturais e esportivas. O projeto será realizado graças a parceria da empresa SulAmérica e o apoio do CIEDS.

Já a Pesquisa sobre Uso da Força por Policiais Militares irá mapear de que forma o uso da força é regulamentado e controlado nas polícias militares de São Paulo e Pernambuco. A proposta compreende toda a escala de uso da força e pretende subsidiar a melhoria de políticas públicas voltadas a este tema. O projeto foi selecionado no Edital “Pensando a Segurança Pública”, da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça) em parceira com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

O projeto Festivais Esportivos consiste em fortalecer a atuação de jovens lideranças comunitárias para que ocupem os espaços públicos das periferias com atividades esportivas que valorizem a cultura de paz, o diálogo e a convivência pacífica envolvendo os jovens no planejamento e execução dos Festivais Esportivos. Busca ainda proporcionar autonomia e maior interlocução com o poder público. Com início em 1º de fevereiro, o projeto é patrocinado pela SulAmérica, Oi Futuro e Rede Globo.

Com patrocínio do banco Itaú Unibanco, o Estudo do Crime contra o Patrimônio traçará um diagnóstico sobre os crimes praticados com grave ameaça ou violência em São Paulo. Qual o perfil dos envolvidos? Quais são os locais com maior número de ocorrências? Quais os horários mais críticos? Além de diagnosticar as tendências dos crimes contra o patrimônio, o projeto visa acompanhar as etapas e o trabalho dos profissionais envolvidos no processo de investigação da polícia civil, contribuindo assim para a criação de soluções efetivas para este problema.

Financiado pela Família Betty e A. Jacob Lafer, o Observatório de Justiça Criminal – Lei das Cautelares em Pauta criará uma metodologia de análise de argumentos no debate público sobre justiça criminal, focando inicialmente na Lei das Cautelares. O projeto irá estudar argumentos dos formadores de opinião favoráveis e contrários à lei. O projeto prevê ainda um treinamento de mídia com os especialistas que defendem as medidas cautelares a fim de melhor ocupar o espaço na imprensa e tornar os argumentos mais acessíveis à população

Comentários

Postagens mais visitadas