Conferência sobre violência armada reúne 96 países na Suíça

Cerca de 500 participantes puderam acompanhar o que cada nação tem feito para reduzir a violência por armas de fogo.

Delegações governamentais de 96 países estiveram reunidas na Suíça, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, para a 2ª Conferência da Declaração de Genebra sobre Violência Armada e Desenvolvimento. Trata-se de uma iniciativa diplomática desenvolvida por diversas nações com a meta de reduzir significativamente os índices de violência armada até 2015.
Cerca de 500 participantes, entre líderes de governo e representantes da sociedade civil, puderam acompanhar o que cada país tem feito desde 2006, ano em que o acordo foi estabelecido.
O Instituto do Sou da Paz foi convidado a apresentar o caso de São Paulo, onde houve redução em mais de 70% no número de homicídios nos últimos 10 anos. “Apresentamos os três principais pilares: controle e redução de armas em circulação, melhora na capacidade técnica da polícia e políticas de prevenção da violência. Além disso, o envolvimento da sociedade civil tem sido fundamental em todos os países”, destaca Melina Risso, diretora do Instituto.
As organizações da sociedade civil presentes no encontro cobraram dos países signatários da Declaração de Genebra a redução efetiva das vítimas de violência armada com foco para uma atuação mais sistêmica para combater este tipo de violência.
A Declaração de Genebra sobre Violência Armada e Desenvolvimento já foi assinada por mais de 100 países e tem entre seus principais objetivos promover a prevenção, resolução e conciliação de conflitos; zelar pelo respeito aos direitos humanos; combater o tráfico e regulamentar o comércio de armas e munições. O Brasil foi um dos primeiros países a assinar a declaração

Comentários

Postagens mais visitadas