Vinhuva Fest: mostra produção vinícola


São esperados 80 mil visitantes nos quatro dias do evento

Em Lagoa Grande, a 7ª edição da Feira do Vinho e da Uva do Nordeste – Vinhuva Fest 2011 inicia nesta quinta-feira (06) e segue até domingo (9), no Parque de Eventos da Uva e do Vinho, localizado no centro da cidade, onde estão sendo esperados 80 mil visitantes. A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária apoia a festa e o secretário Ranilson Ramos vai estar presente na abertura oficial, às 18h desta quinta-feira (06). O evento promove ainda o 1º Seminário da Agroindústria Familiar no Turismo, realizado no auditório do pavilhão da feira dias 7 e 8.

A mostra promovida com investimentos da ordem de R$ 1 milhão tem como proposta divulgar, numa área de 50 mil metros quadrados, os avanços da produção vinícola, especialmente do Vale de São Francisco, além de atividades agropecuárias desenvolvidas na região com foco para caprinovinocultura. A montagem da réplica de uma mini fazenda será uma das atrações da Vinhuva Fest. O visitante da fazendinha terá a oportunidade de conhecer técnicas de convivência com o Semiárido, artefatos em couro, produtos derivados da caprinovinocultura que vão da culinária a cosméticos. Cerca de 50 animais estarão expostos na mini fazenda.

“Produtores familiares do Rio Grande do Sul vão apresentar a produtores locais experiências de sucesso desenvolvidas na agroindústria e no turismo rural”, informou o secretário Ranilson Ramos. O grupo Casa do Tomate do Rio Grande do Sul vai orientar como aproveitar a produção na fabricação de linhas de doces e compotas. Estão programadas duas palestras por dia na sexta-feira (7) e no sábado (8), no auditório montado no Parque com capacidade para receber 60 pessoas.

De acordo com o coordenador geral da Feira, Nivaldo Carvalho, o Parque de Eventos será dividido em praças temáticas com estandes, feira de artesanato, local para gastronomia, comercialização de pequenos animais, realização de cursos na área de vitivinicultura, degustação de vinhos e demonstração e venda de produtos da agroindústria familiar. Os principais shows promovidos nos quatro dias da festa terão como atrações as bandas Calcinha Preta, Léo Magalhães e Tayrone Cygano. A edição deste ano não cobrará ingresso para entrada no Parque.

História - A Vinhuva Fest foi criada em 1999 pelo ex-prefeito de Lagoa Grande e atual secretário municipal de Governo, Jorge Garziera. A proposta era atrair investimentos para a região, polo de fruticultura irrigada e maior exportadora de uva de mesa do país. São 8 milhões de litros de vinho produzidos por ano e 10 mil empregos diretos gerados.

A Vinhuva Fest 2011 é uma realização da Prefeitura de Lagoa Grande e a Assitur (Associação Integrada de Turismo na Ride Petrolina-PE/Juazeiro-BA), em parceria com o Governo do Estado através das secretarias de Agricultura e Reforma Agrária, de Turismo, por meio da Empetur, além do Ministério da Integração Nacional, Codevasf, Embrapa, Petrobrás, Sebrae e Banco do Nordeste, entre outros parceiros.

Comentários

Postagens mais visitadas