Simpósios sobre Produção e Utilização da Palma e Agronegócio

2º congresso Brasileiro de Palma e Outras Cactáceas

Após o sucesso do primeiro dia de realização, o 2º Congresso Brasileiro de Palma e Outras Cactáceas vivencia nesta terça-feira, dia 25, os simpósios “Produção e Utilização da Palma e outras Cactáceas” e “Agronegócio: Produtos e Processos da Palma”.

Abrindo a Programação do Simpósio sobre Produção e Utilização da Palma e outras Cactáceas, a palestra “Conhecimento anatômico das cactáceas”, ministrada pela professora da Universidade do México, Dra. Leia Akcelrad, tem início às 8 horas e 30 minutos.

Além desta, serão vivenciadas uma série de palestras: “Fisiologia das Cactáceas”, proferida pelo Dr. Everardo Sampaio, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); “Convivência com a cochonilha do carmim”, com o pesquisador do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA-PE) Djalma Cordeiro dos Santos; “Genética e melhoramento da palma”, ministrada pelo Dr. Mário de Andrade Lira, da UFRPE-IPA; “Manejo da palma forrageira”, pela Dra. Mércia Virgínia dos Santos, da UFRPE e “Exigências nutricionais e adubação da palma forrageira, realizada pelo Dr. José Carlos Batista, também da UFRPE.

Já no Simpósio de Agronegócio: Produtos e Processos da Palma, a palestra de abertura “Potencialidades das cactáceas nativas” marcará a participação do Dr. José Geraldo Medeiros, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN-RN).

Nas palestras previstas para este Evento, serão abordadas as seguintes temáticas: “Recursos Hídricos e a palma forrageira”, ministrada por Guilherme Ferreira Costa Lima, da EMPARN-RN; “Potencial de Produção de biocombustíveis a partir da biomassa de palma”, pelo Dr. Rômulo Simões Cezar Menezes, da UFPE; “Métodos de colheita da palma: dificuldades e custo do processamento”, realizada pelo engenheiro da Fazenda Baronesa, Edson Fleix; “Métodos de multiplicação da cultura da palma”, proferida pelo pesquisador José Moacir Júnior (IPA-PE) e por último, a palestra “Potencial biotecnológico das cactáceas”, ministrada pela Dra. Keila Aparecida Moreira, da UFRPE-UAG.

A 2ª edição do Congresso de Palma e outras Cactáceas acontece até quinta-feira, dia 27 e tem como objetivo discutir as formas de produção e utilização da palma e outras cactáceas, visando o melhor aproveitamento dessa planta. O Evento está sendo realizado com apoio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, por meio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), da Associação dos Criadores de Pernambuco (ACP) e do Gabinete da Palma.


Comentários

Postagens mais visitadas