Morre Steve Jobs, fundador da Apple


Steve Jobs, que criou a Apple como uma empresa de garagem com seus amigos nos anos 70 na Califórnia e a transformou na maior empresa privada do mundo, morreu hoje, informou a TV americana CNN citando fontes da empresa. Ele tinha 56 anos, lutava desde 2004 contra um câncer no pâncreas e tinha sido submetido a um transplante de fígado.

Ao lançar o Mac, primeiro computador pessoal de uso fácil para leigos, em 1984, a Apple criou um mercado ocupado pelos chamados PCs, que passaram a usar o programa operacional Windows, da Microsoft, que dominou o mercado.

Depois da saída de Jobs e da empresa quase quebrar, ele voltou e lançou novos produtos revolucionários como o iPod, o iPhone e o iPad, que criaram a era pós-PC e novos nichos de mercado onde até hoje a Apple reina absoluta.

Ontem, o lançamento de uma nova versão do iPhone 4, quando o mercado esperava um iPhone 5, foi considerada uma decepção. Mas a nova versão do iPhone 4 chega ao mercado americano pela metade do preço, mostrando a disposição da empresa de lutar para manter seus nichos de mercado, inclusive contra a concorrência de baixo custo.

O lendário Jobs se foi. Seu legado é a Apple. O desafio da empresa é manter a criatividade do gênio que a construiu.

Comentários

Postagens mais visitadas