Governo e produtores buscam elevar qualidade do queijo coalho


O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, participou da reunião do Cepleite, na quinta-feira (18) passada, em Pedra, com produtores e autoridades. O secretário falou em nome do Governador Eduardo Campos, chamando o produtor de queijo para firmar um pacto. De um lado, o Governo Estadual, por meio da ADAGRO, IPA e da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária buscam meios para viabilizar a fabricação do queijo de coalho com leite cru. Por sua vez, o produtor compromete-se em fornecer ao consumidor um queijo com qualidade.

A reunião foi aberta pelo Coordenador do Comitê Estratégico da Pecuária Leiteira de Pernambuco CEPLEITE Dr. Benoit Paquereau tratando da preocupação desta entidade com a luta pela qualificação do queijo de coalho de Pernambuco. Em seguida foi à vez da Gerente Geral da Adagro, Erivânia Camelo, externar a preocupação da instituição não apenas em fiscalizar, mas desenvolver um trabalho objetivando o fortalecimento da cadeia produtiva do leite, que passa, pela obediência as leis e em oferecer um produto de qualidade ao consumidor sem ferir o direito do pequeno produtor de queijo na venda de um produto que não ponha em risco a vida do cidadão.

Segundo Erivânia, dos aproximadamente cinqüenta mil quilos de queijo de coalho comercializados mensalmente em Pernambuco, a Adagro no primeiro semestre deste ano apreendeu apenas oito mil e trezentos quilos. Portanto, disse a Gerente Geral da ADAGRO, nós não vivemos só de apreender o produto do pequeno produtor de queijo.

Comentários

Postagens mais visitadas