Carlos Fehlberg
Um brasileiro (Graziano) é eleito diretor-geral da FAO
Ele coordenou no primeiro mandato de Lula implantação do Fome Zero
O brasileiro José Graziano da Silva foi eleito diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) e passou a ser o primeiro latino-americano a desempenhar essa função. Ele assumirá em janeiro de 2012 e permanecerá até 31 de julho de 2015, podendo ser reeleito. Graziano já ocupou o cargo de diretor regional da FAO e foi ministro da Segurança Alimentar e do Combate à Fome no primeiro mandato do governo Lula, coordenando a elaboração e implantação do programa Fome Zero. Ele foi eleito por 92 votos, frente aos 88 votos obtidos por seu adversário, o ex-ministro de Relações Exteriores espanhol Miguel Ángel Moratinos.


Paulo Renato
O ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza, 65 anos, morreu sábado, após sofrer um infarto fulminante no interior de São Paulo. Os ministros José Eduardo Cardozo e Fernando Haddad estiveram presentes no velório do ex-ministro Paulo Renato Souza. Haddad disse que "o Brasil perdeu um homem público comprometido com a causa educacional, sobretudo na área da avaliação, da equalização e financiamento com o Fundef, que são iniciativas que conferem ao Paulo Renato a estatura de um homem público que deixa um legado para o Brasil".


Integrante do ministério de Fernando Henrique, as lideranças tucanas logo se manifestaram. O ex-governador José Serra publicou mensagem dizendo que ele foi um dos maiores homens públicos do Brasil, um grande secretário e um grande ministro da Educação." O atual líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias também se manifestou, enquanto o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso compareceu ao velório de Paulo Renato Souza quer foi o seu ministro da Educação durante seus dois mandatos.

Paulo Renato morreu na noite de sábado em São Roque, cidade no interior de São Paulo, após sofrer um infarto fulminante no hotel onde estava hospedado. Para Fernando Henrique, "Paulo Renato nunca foi de espírito partidário, sempre foi de espírito público. É uma perda imensa".

Lula e candidatura
O ministro Gilberto Carvalho abordou numa entrevista ao G1, o futuro político de Lula, dizendo ser "natural" que a presidente Dilma Rousseff seja candidata à reeleição em 2014. E observou que não há "nenhuma hipótese" de o ex-presidente Lula disputar a Presidência em 2014: “ "Lula não quer, em 2014, em hipótese nenhuma ele gostaria. E 2018 está muito longe. A oposição precisa levar em conta isso. Nosso time, além de bom plantel, tem bom banco. Não pense que colocamos todas as fichas na mesa. E Lula permanece figura que nos ajuda, apoia. Como candidatura, nenhuma hipótese de ele ser candidato em 2014. Ele não aceitaria de jeito nenhum", afirmou Carvalho.

O debate da informação
Renan Calheiros, líder do PMDB no Senado, admite que a Lei de Acesso à Informação deve ser votada antes do recesso que começará em 15 de julho. E que a tendência é apoiar a proposta aprovada pelos deputados, que põe fim ao sigilo eterno dos documentos ultrassecretos. Depois de passar pela Câmara, o projeto aprovado por duas comissões do Senado, Direitos Humanos e Ciência, Tecnologia e Informação, tramita em regime de urgência. A data de votação será definida nos próximos dias. O Itamaraty, que era uma das preocupações, disse que não tem material histórico ou de gestão cotidiana da diplomacia que exija a manutenção do sigilo eterno, deixando os parlamentares inteiramente à vontade. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, igualmente não vê empecilho em aprovar a proposta da Câmara. Ela fixa prazo máximo de 50 anos para a manutenção do sigilo dos documentos ultrassecretos – 25 anos renováveis pelo mesmo período.

pode anunciar esta semana afastamento do PV
A decisão já está tomada e ela será acompanhada por um grupo
Dois anos após trocar o PT pelo PV, a ex-senadora Marina Silva pode anunciar esta semana sua saída do Partido Verde, diante das divergências com a executiva nacional. Ela fala em nome de um grupo de aliados, entre eles o ex-presidente do diretório estadual do PV-SP, Maurício Brusadin, o ex-coordenador da campanha presidencial do PV, João Paulo Capobianco, o ex-candidato ao Senado por São Paulo, Ricardo Young, e o empresário Guilherme Leal, que foi seu vice na chapa presidencial. Seus aliados devem retomar o Movimento Brasil Sustentável, de onde pretendem fazer a articulação política para 2014. E tentar que o Movimento possa adquirir potencial para se tornar um novo partido.

Ex-senadora Marina Silva durante entrevista em Brasília/Foto: Antonio Cruz/ABr
Os hackers
O PPS divulgou nota afirmando que vai levar ao Congresso a discussão sobre os ataques de hackers a sites do governo. Nesta semana, pelo menos oito páginas oficiais sofreram algum tipo de investida. Segundo a nota do partido, o deputado Sandro Alex pretende protocolar um convite na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara para que especialistas da Polícia Federal e do Serpro possam dar mais detalhes sobre o que está por trás dos ataques e qual o grau de vulnerabilidade das informações.
Perda de mandato
A reforma política voltará a ser tema da reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania nesta semana. Quarta-feira, segundo a agência Senado, os senadores apreciarão mais uma rodada de proposições elaboradas pela Comissão da Reforma Política. Um dos projetos que estão na pauta é o projeto que prevê a perda de mandato para deputados e vereadores que se desfiliarem, sem causa justa, do partido pelo qual se elegeram.


Ele já foi lido na última sessão da comissão e deve ser votado em decisão final. Relator da proposta, o presidente da Comissão de Justiça, Eunício Oliveira, apresentou emenda limitando a perda de mandato aos políticos eleitos pelo sistema proporcional, ou seja, deputados federais, estaduais e vereadores. Aqueles eleitos pelo sistema majoritário (presidente e vice-presidente da República, governadores e vice-governadores, prefeitos e senadores) poderiam mudar de partido, sem perda de mandato, desde que a legenda integrasse a coligação pela qual foi eleito.


A matéria teve pedido de vistas, a solicitação foi feita pelo senador para examinar melhor determinado projeto, adiando, portanto, sua votação. Quem concede vista é o presidente da comissão onde a matéria está sendo examinada, por prazo improrrogável de até cinco dias. Caso a matéria tramite em regime de urgência, a vista concedida é de 24 horas, mas pode ser somente de meia hora se o projeto examinado envolve perigo para a segurança nacional. coletivo. De acordo com a proposta, são motivos aceitáveis para transferência de legenda sem punição a incorporação ou fusão do partido; a criação de novo partido; mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário; e ainda grave discriminação pessoal.


Estão ainda na mesma comissão três propostas de emenda à Constituição que fazem parte do pacote da reforma política. Uma delas propõe uma medida formal para alteração na legislação: a exigência de um referendo popular para que qualquer mudança no sistema eleitoral entre em vigor. O relator da proposta, senador Romero Jucá, apresentou voto favorável à matéria, que teve pedido de vista coletiva na última reunião da comissão. A justificativa da proposta é incluir a população na decisão da reforma política.


Outra decisão: A PEC 40/11 proíbe coligações partidárias nas eleições proporcionais - para deputados federais, estaduais e vereadores e o relator na CCJ, o senador Valdir Raupp deu voto favorável à medida, com rejeição de emenda apresentada pelo senador Antônio Carlos Valadares. A proposta era manter a proibição de coligações, mas permitir a criação da Federação de Partidos, entidade formada por legendas com identidade programática, registro na Justiça Eleitoral e funcionamento parlamentar conjunto por ao menos três anos.
Copa
O ministro de Esportes, Orlando Silva, respondeu às críticas da Fifa sobre a preparação do Mundial de 2014 no Brasil. Para ele os dirigentes vão se surpreender com a situação dos estádios e aeroportos do país quando visitarem o país: “ Eles estão observando a preparação de muito longe e quando chegarem ao Brasil vão ver que houve uma evolução maior do que imaginavam. Para o ministro os problemas são conhecidos

Comentários

Postagens mais visitadas