Senadores pernambucanos querem mudanças no Código Florestal
Do blog do jamildo
Por Daniel Guedes*
aprovado na Câmara
Arte de Sílvia Morais sobre fotos da JC Imagem
Arte de Sílvia Morais sobre fotos da JC Imagem

Dois dos três senadores que representam Pernambuco no Congresso Nacional defendem mudanças no texto do Código Florestal aprovado esta semana pela Câmara. Tanto o líder do PT no Senado, Humberto Costa, quanto Armando Monteiro Neto (PTB) afirmaram que é preciso rever dois pontos especiais: a anistia concedida pelos deputados aos desmatadores e a delegação de responsabilidades aos Estados.
A assessoria de imprensa do terceiro senador pernambucano, Jarbas Vasconcelos (PMDB), informou que ele ainda não tem posicionamento definido quanto a essa questão. O código só deve ser votado no Senado no segundo semestre, pois antes passará por três comissões (Constituição e Justiça, Meio Ambiente e Agricultura e Reforma Agrária). Ainda há a possibilidade da criação de uma Comissão Especial para apreciação do texto, antes que ele vá para plenário.Na última quarta-feira (24), os deputados federais aprovaram por 410 votos a 63 e uma abstenção o novo Código Florestal, que permite o uso das áreas de preservação permanente (APPs) já ocupadas com atividades agrossilvipastoris, ecoturismo e turismo rural. Esse desmatamento deve ter ocorrido até 22 de julho de 2008.
Por 273 votos a 182, os parlamentares aprovaram a emenda 164 que dá aos Estados, por meio do Programa de Regularização Ambiental (PRA), o poder de estabelecer outras atividades que possam justificar a regularização de áreas desmatadas.E é aí que começa o descontentamento dos senadores. “Precisa-se ver o alcance dessa questão de anistia, essa delegação de competência aos Estados. É algo que pode produzir um tipo de legislação muito heterogênea no Brasil, quando, na verdade, essa questão de preservação do meio ambiente é uma preocupação da União, do Estado brasileiro. Essa questão de delegar aos Estados é algo que pode se constituir numa porta, ao meu ver, perigosa", comentou Armando Monteiro, em conversa com o Blog de Jamildo.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário e email que terei o maior prazer em entrar em contato com você.