Ministério da Justiça lança Campanha do Desarmamento em São Paulo

No início desta semana, o Ministério da Justiça lançou no estado de São Paulo a Campanha do Desarmamento Voluntário. O lançamento ocorreu na sede da Polícia Federal, no bairro da Lapa, zona oeste da capital, e contou com a presença do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, da Secretária de Justiça do Estado de São Paulo, Eloisa de Sousa Arruda, do Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e outras autoridades do poder público e das forças de segurança do estado paulista.
No evento, que marca o lançamento da segunda etapa da campanha, foi assinado um convênio entre as três esferas governamentais que visa a capilarização dos postos de recolhimento e permite que a Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Metropolitana recebam armas de fogo. Cerca de 4 mil armas, recolhidas em campanhas anteriores, foram destruídas com um rolo-compressor.


Em São Paulo, o Plano de Controle de Armas da cidade, coordenado pelo Instituto Sou da Paz em parceria com diversas organizações da sociedade civil e governamentais, contribui para a Campanha do Desarmamento Voluntário.
Desde julho de 2010, são realizadas ações com o objetivo de reduzir os homicídios na cidade por meio de ações para a retirada de armas de circulação. A região do M’Boi Mirim é uma das que recebe atenção especial do plano por ainda apresentar alto índice de homicídios por armas de fogo, tanto que é nela que será realizada a Semana do Desarmamento entre os dias 2 e 9 de julho.

Comentários

Postagens mais visitadas