Cafezinho com Política

por Carlos Felhberg de Brasilia

Alckmin vê Serra como o nome do PSDB para concorrer à Prefeitura de São Paulo


Lideranças tucanas já se movimentam. E abrem o debate em torno de eleições Para o governador Geraldo Alckmin, o ex-governador José Serra "é o melhor nome" para a disputa pela prefeitura da capital no ano que vem. Essa foi a primeira vez que o governador manifestou sua preferência, alimentando o debate interno no PSDB diante dos rumos políticos a seguir. Para ele “Serra é o candidato mais expressivo, o melhor nome, com força para a eleição", mas ressalvando que "não é para discutirmos isso agora".

Governador Geraldo Alckmin (SP), o ex-governador José Serra levam condolências à família de José Alencar/Foto: Gilberto Marques


Apesar da pressão interna, Serra rejeita a hipótese de concorrer à prefeitura. Em recente reunião com vereadores, ele reagiu à pressão para que concorra no ano que vem. E foi além dizendo ainda não ter aberto mão de um projeto nacional. Entre aliados de Alckmin, o nome de Serra é apontado como único capaz de preservar a aliança do PSDB com o prefeito Gilberto Kassab. Questionado sobre a criação do PSD, Alckmin não escondeu sua contrariedade: "Sobre o PSD, o meu pai sempre me recomendava: Filho, lembre-se de Santo Antônio de Pádua.


Quando não puder falar bem, não diga nada”. Além da candidatura de Serra, Alckmin defendeu ontem a criação de um conselho político no PSDB com objetivo de pacificar a disputa pela presidência do partido. E Serra seria escolhido para a presidência do conselho. PSD e Kassab Problemas internos nos partidos, o novo PSD, reforma política em estudo no Congresso. Tudo isso já dá uma idéia da atual movimentação no meio político. O PSD de Gilberto Kassab contribuiu para precipitar um debate em torno de opções.


Marina fica A ex-senadora Marina Silva desmentiu que esteja deixando PV ou fundando um nova legenda. Ela, porém, admitiu que há uma disputa de "visão partidária" com o grupo do presidente da sigla, José Luiz Penna. Ela propõe um debate com diversos segmentos da sociedade para a renovação da legenda. "No meu entendimento, o partido deve estar aberto para essas parcerias que eu chamei na campanha de núcleos vivos da sociedade".


Depoimento

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, será convidada a falar na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização sobre o Decreto que prorroga até 30 de abril de 2011 a validade dos restos a pagar não processados inscritos nos exercícios financeiros de 2007, 2008 e 2009. Requerimento de autoria do deputado Cláudio Cajado deverá ser votado pela comissão em reunião na próxima semana. Miriam Belchior falará, segundo a agencia Senado, sobre os vetos à Lei Orçamentária Anual de 2011, além de prestar esclarecimentos sobre o Decreto 7.445/11, que dispõe sobre a programação orçamentária e financeira, além de estabelecer o cronograma mensal de desembolso do Poder Executivo para o exercício de 2011.

Dilma e Lula retornaram e participam de velório de Alencar e da cerimônia religiosa Ex-presidente era o mais emocionado. Hoje corpo segue para sepultamento em Belo Horizonte A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula tão logo regressaram da viagem a Portugal, deslocaram-se para o salão do Palácio do Planalto, onde estava sendo velado o corpo do ex-vice-presidente José Alencar. Lula muito emocionado e chorando foi logo foi ao caixão onde estava Alencar e beijou-o na testa. Dilma também se aproximou e colocou a mão sobre as mãos do ex-vice-presidente, também emocionada.

Presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula no velório do corpo do ex-vice-presidente da República José Alencar/Foto: José Cruz/ABr

Ambos tinham chegado pouco antes de Portugal, onde Lula recebeu o título de doutor "honoris causa" da Universidade de Coimbra. Ambos foram surpreendidos com a morte de Alencar, tratando de retornar logo após a solenidade em Coimbra, onde Lula foi homenageado. Ambos Dilma e Lula foram surpreendidos com a morte de Alencar e trataram de acelerar o retorno, depois da solenidade. As novas cerimônias

No Planalto foi oficiado um ato religioso, após o retorno de ambos, encomendando o corpo de Alencar, aberta ao público e contando ainda com a presença de ministros, governadores, presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal. Dom Dimas Lara Barbosa, secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil falou destacando a figura de Alencar, chamando-o de guerreiro vitorioso e otimista diante de suas cirurgias.


Antes Na primeira homenagem a José Alencar em Brasília, ontem, quando da chegada do corpo do ex-vice-presidente da República à Base Aérea, vindo de São Paulo, o presidente do Senado, José Sarney, disse que o empresário e político mineiro "jamais baixou a cabeça perante a morte. Essa a lembrança que ele deixará para sempre para o Brasil.”

Para Sarney, Alencar foi um gladiador pela vida. Não só mostrou coragem durante sua luta contra a doença, mas também foi exemplo para todos os brasileiros que sofrem. Ao reforçar as palavras de Sarney, o vice-presidente da República, Michel Temer, destacou o "legado extraordinário" que Alencar deixa à nação. Presença popular Mais de 2.500 pessoas tinham passado até o fim da tarde de ontem pelo velório do ex-vice-presidente José Alencar, no Palácio do Planalto. Autoridades dos três poderes e embaixadores estavam presentes e o público também teve acesso a partir das 11h45. Missa de corpo presente foi oficiada e já no início da tarde a movimentação na rampa do Palácio do Planalto crescia em busca de acesso ao Salão Nobre.


Hoje em Minas

No Planalto foi oficiado um ato religioso encomendando o corpo de Alencar/Foto: José Cruz/ABr


O Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte vai utilizar hoje, no cortejo fúnebre do ex-vice-presidente José Alencar, os mesmos veículos que transportaram o corpo do ex-presidente Tancredo Neves. Os dois modelos da American LaFrance, fabricados em 1959, irão conduzi-lo, entre 7h30 e 8h30, da Base Aérea da Pampulha até o Palácio da Liberdade. Os carros são usados atualmente para eventos especiais. Eles foram utilizados também no funeral de Aureliano Chaves, vice-presidente da República entre 1979 e 1985.


Novo velório

Alencar será velado também a partir das 9h de hoje, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte e visitação pública irá até às 13 horas. Segundo o cerimonial do governo de Minas Gerais, a chegada do corpo à cidade está prevista para as 7h30 seguindo cortejo até o Palácio. O corpo de Alencar será transportado por um avião da FAB, que parte de Brasília e pousará na base aérea da Pampulha às 7h30. E será cremado às 14h, em cerimônia restrita aos familiares.


Em Coimbra

Em Portugal, onde recebeu nesta quarta-feira o título de "doutor honoris causa" da Universidade de Coimbra, o ex-presidente Lula chorou ao falar sobre a morte do seu vice. "Conheço poucos seres humanos que tenham a alma de José Alencar, a bondade dele”, disse. E dedicou o título a Alencar.


Alencar e Tancredo

O senador Aécio Neves que também esteve no Palácio do Planalto destacou o papel de Alencar no governo do ex-presidente Lula. “Acho que ele ajudou muito para que ações corretas fossem tomadas no campo da responsabilidade fiscal, na manutenção dos valores macroeconômicos importantes”. Segundo ainda o senador minero seu papel foi essencial na construção do atual momento econômico do país. Comparando Alencar a Tancredo Neves, avô de Aécio, o senador disse que os dois foram grande mineiros que se orgulhavam das suas raízes:“ Tancredo nos levou à democracia e José Alencar foi o grande avalista do presidente Lula.”

Comentários

Postagens mais visitadas