Obama pede renúncia imediata de Kadafi

O Globo, com agências internacionais

WASHINGTON - O presidente dos EUA, Barack Obama, pediu a renúncia imediata de Muamar Kadafi neste sábado, em uma ligação para a chanceler da Alemanha, Angela Merkel.
Segundo comunicado divulgado pela Casa Branca, Obama disse que um governo que usa a violência para se manter no poder já perdeu a legitimidade e "precisa fazer o que é certo para o seu país e renunciar".
Obama e Merkel reafirmaram seu apoio às demandas do povo líbio pela universalização dos direitos no país.

Líbia não tem meios para empregar armas químicas
Reuters/Brasil Online
LONDRES (Reuters) - A Líbia estoca 9,5 toneladas de gás mostarda, que pode ser usado como arma química mortal, mas não possui mais armas para empregá-lo, afirmou um órgão supervisor neste domingo, em meio a preocupações internacionais de que o líder Muammar Gaddafi possa recorrer ao uso do gás.

O porta-voz da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPCW, na sigla em inglês) Michael Luhan afirmou à Reuters que as armas estão sob controle do exército, mas foram guardadas em uma localização remota, distante da capital Trípoli, principal bastião de Gaddafi.
"Até onde pudemos verificar, e não temos nenhuma informação que possa contradizer isso, a Líbia destruiu todo o seu estoque de munições para armas químicas -uma provisão de milhares de bombas aéreas próprias para esse tipo de gás- em 2004", disse ele por telefone.

Comentários

Postagens mais visitadas