Dia Internacional da Mulher – 08 de Março

Este ano o dia 08 cairá na terça feira de carnaval, poucos municípios festejarão a data neste dia, a maioria das cidades vão aproveitar o dia 30 de março (Dia Nacional da Mulher) para fazerem suas comemorações.

O Dia Internacional da Mulher foi proposto por Clara Zetkin em 1910, no II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas. Nos anos posteriores há 1970 este Dia passou a ser associado a um incêndio que ocorreu em Nova Iorque em 1911.

A História da Mulher vem de uma constante luta.
Luta pela sobrevivência familiar, pelo direito de ter direitos. As lutas e conquistas estiveram e ainda estão fazendo parte de nosso dia a dia. Desde ser mãe, a ser dona de seu próprio destino. Já conquistamos muito, fizemos parte de um mundo machista, feudal, dos coronéis, dos ditadores, dos senhores do mundo.
A mulher, desde a origem das civilizações, ocupou um papel desubordinação e opressão, era tida como um mero objeto. Enquanto solteira, eraposse de seu pai, ao casar-se, este múnus passava a ser exercido por seumarido.
No passado As mulheres faziam parte das "classes perigosas" No século XIX e no início do XX, nos países que se industrializavam, o trabalho fabril era realizado por homens, mulheres e crianças, em jornadas de 12, 14 horas, em semanas de seis dias inteiros e freqüentemente incluindo as manhãs de domingo. Os salários eram de fome, havia terríveis condições nos locais da produção

As mudanças no Brasil
Nas primeiras décadas do século XX, o grande tema político foi a reivindicação do direito ao voto feminino. Berta Lutz, a grande líder sufragista brasileira, aglutinou um grupo de mulheres da burguesia para divulgar a demanda. Ousadas, espalharam de avião panfletos sobre o Rio de Janeiro, pedindo o voto feminino, no início dos anos 20! Pressionaram deputados federais e senadores e se dirigiram ao presidente Getúlio Vargas. Afinal, o direito ao voto feminino foi concedido em 1933 por ele e garantido na Constituição de 1934. Mas só veio a ser posto em prática com a queda da ditadura getulista - só então foram restabelecidas as eleições -, e as mulheres brasileiras votaram pela primeira vez em 1945.

Em 1962, entra em vigor do Estatuto da Mulher Casada.

A mulher foi liberada do autoritarismo masculino, a partir de então, uma série desucessivas leis, que culminou com a promulgação da Constituição Federal de1988, buscaram efetivar as conquistas que foram precedidas de grande lutapelas mulheres brasileiras. Deveras, conquistas formalizadas em um texto de lei(ainda que, na Lei Máxima de um país, quando não efetivamente aplicados, nãopassam de meras palavras jogadas ao vento).

Travadas todas as lutas, conquistamos alguns espaços.

Apesar de já competirmos em pé de igualdade em algumas áreas, uma dela; direito ao trabalho, ainda ganhamos menos que os homens, e na verdade a mulher deveria ganhar sempre bem mais, pois somos responsáveis pela educação familiar, pelo desempenho no lar, pelas finanças e ainda desempenharmos um bom papel na vida a dois, sexualmente o homem cobra que a mulher em casa esteja sempre preparada para realizá-lo plenamente, mas eles não se lembram de quanto cansada estamos ao chegarmos do trabalho, da nossa luta cotidiana, do desenrolar domestico para que a nossa casa esteja em perfeita ordem, dos filhos, das finanças e dos maridos que absorvem mais que tudo na vida de uma mulher.
Hoje o nosso som já é ouvido, sem que seja preciso que, algum despreparado possa pedir para que dêem um chiclete para silenciar a mulher falante da reunião.

Mas, não podemos esquecer que uma guerra ainda não fora vencida a da violência
A violência física, desde as agressões, estupro, espancamentos, mortes, agressões psicológicas, até o corte do clitóris (para que a mulher não tenha prazer), è algo constante no dia a dia, no mundo, pra algumas mulheres. Infelizmente ainda ocorrem fatos assim, deste tipo na vida das mulheres, não da pra entender porque os homens não amam , ao invés de usarem e abusar sexualmente e depois ainda matam. Por que a necessidade desta violência? Será que ainda existe o medo nos homens de reconhecerem que somos fortes? Ou será pelo prazer do domínio, da dor ou de ver o sofrimento? Que tipo de homem é construído nesta sociedade em pleno século XXI? Um homem que não respeita a própria mulher que o gerou, ou que será mãe de seu filho? A sua companheira?
SEXO Fragil
Boa parte dos homens, por acreditar que a mulher, já não mais necessita de alguns gestos de carinho, (que deixou bem claro, continuam sendo importantes para nós), deixaram de ser românticos. Qual a mulher que não gosta de receber flores? Ainda que não seja uma data especial? Qual a mulher que não se sente prestigiada, quando seu companheiro abre a porta do carro para que ela entre, quando estão juntos, para irem a qualquer lugar? A fragilidade que tanto apregoam nas mulheres, não está no físico, mas na sua sensibilidade.

Comentários

Postagens mais visitadas