Prazo para os ministérios concluir a sua estrutura vai até 21 de fevereiro

Carlos Fehlberg

Decisão foi tomada por Dilma junto aos partidos de base aliada

A presidente Dilma Rousseff deu prazo até 21 de fevereiro para que os ministérios concluam a nova estrutura de cargos. Será uma fase e uma tarefa importante para superar a disputa entre partidos da base aliada. Decreto publicado ontem no Diário Oficial da União, aliás, já teria esvaziado algumas pastas.

Enquanto isso o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, trouxe à tona um problema interno, admitindo a existência de problemas no relacionamento do PMDB com o PT quando se trata de escolher o segundo escalão do governo. "Acho que o relacionamento do PMDB com o PT, até agora, não tem sido muito fácil. Mas não acredito que a situação vá se agravar. Temos aí o início do ano legislativo", lembrou ele, chamando atenção para a importância da aliança no Congresso. E um pouco mais otimista disse não crer que se verifiquem atritos maiores nesse período, prevendo uma fase melhor.

Sarney não concorre
A presidência do Senado Federal divulgou, ontem comunicado no qual desmente notícias da de que o senador José Sarney estaria fazendo um acordo com o governo para sua reeleição e para a futura candidatura, ao mesmo cargo, do senador Renan Calheiros: "O Presidente José Sarney, (segundo a nota), desmente a notícia e esclarece que não fez qualquer acordo no sentido descrito, desconhece sua existência, e jamais participou de conversa telefônica ou de reunião em que tal assunto tenha sequer sido levantado", assinala o comunicado.

O impacto das enchentes
Parlamentares federais se reúnem nesta quinta-feira para discutir medidas capazes de enfrentar o impacto das enchentes no Rio e em outros estados. A ideia é que os deputados e senadores conheçam os problemas locais e possam elaborar leis que garantam a segurança habitacional da população, a retirada de moradias de áreas de risco e a prevenção contra novos desastres ambientais, segundo informa a agência Senado. O que os integrantes da Comissão Representativa devem priorizar nessa reunião é a necessidade de o Congresso se manter mobilizado e trabalhar na elaboração de propostas legislativas de efeito duradouro. E examinar uma lista de projetos que já tramitam na Câmara e no Senado com o propósito de reduzir os prejuízos decorrentes dessas tragédias.

Da mesma forma, os integrantes da Comissão devem examinar a ideia da senadora Marina Silva de criar uma comissão permanente de acompanhamento de desastres naturais. O principal argumento da senadora é o de que a improvisação de socorro não traz de volta as centenas de vidas levadas pelos desabamentos. Outra proposta de Marina é a de trazer ao Legislativo engenheiros, ambientalistas e especialistas em meteorologia, solo e clima para inteirar o Congresso dos riscos de novas tragédias.

Marco Maia prometeu informar oficialmente à Comissão sobre a Medida Provisória enviada ao Congresso pela presidente Dilma Rousseff destinando R$780 milhões para que os Ministérios dos Transportes e da Integração Nacional apliquem em ações de defesa civil e em obras de prevenção de desastres.

De volta?
O ex-presidente Lula volta à atividade, segundo os organizadores do Fórum Social Mundial que será realizado em fevereiro em Dacar, capital do Senegal. Mais do que isso, Lula é apresentado como um dos principais nomes das comemorações do décimo aniversário do Forum Social Mundial. A viagem de Lula ao Senegal, se confirmada oficialmente o que ainda não ocorreu, seria sua primeira viagem ao exterior como ex-presidente.

Comentários

Postagens mais visitadas