> Nota de Falecimento do Bispo Dom Reinaldo Pünder


É com grande pesar que Dom Sebastião Bandeira Coêlho (bispo coadjutor) e a Diocese de Coroatá-MA comunicam aos fiéis o falecimento do seu bispo Dom Reinaldo Pünder, 72 anos. Dom Reinaldo faleceu às 04h15 deste dia 16 de janeiro, em sua atual residência na Fazenda da
Esperança/Coroatá-MA. Ele tinha um câncer no pâncreas diagnosticado em julho de 2009.
O velório ocorrerá durante todo o dia de hoje e de amanhã na Catedral de Nossa Senhora da Piedade, Coroatá-MA. Às 07h de terça-feira (dia 18) será celebrada a missa e em seguida o sepultamento no claustro da própria igreja.
Em breve publicaremos mais informações sobre os horários das outras missas.
O lema episcopal de dom Reinaldo era “Primeiro o Reino de Deus”.
Biografia
Nascido em Berlim (Alemanha), no dia 12 de janeiro de 1939, Dom Reinaldo Pünder foi ordenado sacerdote em 10 de outubro de 1964, em Roma (Itália). Sua nomeação episcopal aconteceu então em 14 de maio de 1978 e a ordenação em 29 de julho de 197.
Dom Reinaldo Pünder foi o 1º bispo diocesano de Coroatá desde 1978.
Antes do Episcopado foi Vigário paroquial em Bad Schwalbach e Wiesbaden,Diocese de Limburg/ Alemanha (1969-1972), Pároco da Catedral de Palmares-PE (1973-1978) e Vigário Geral da Diocese.
Como bispo diocesano de Coroatá foi responsável pela Pastoral Vocacional do Regional NE 4 e depois NE 5; responsável pelo Setor Leigos no Regional NE 5; membro da Comissão do Seminário Interdiocesano S. Luís-MA; responsável pela Pastoral da Juventude e pela Pastoral da Sobriedade no Regional NE 5.
É de sua autoria o escrito “Kirche-Laie-Welt” (sobre a missão do leigo no mundo) – tese de doutorado.




Comentários

Postagens mais visitadas