O Preço da Dignidade


Por Gustavo Bezerra
Ficha Limpa em Santa Cruz do Capibaribe
Depois da majestosa noite de ontem, uma pergunta me deixou intrigado.
Quanto vale a dignidade de um homem?
Um mandato de deputado estadual? Alguns mandatos de vereador? A união de um partido corrupto e sem escrúpulo? Uma promessa de apoio a candidatura a prefeito? A humilhação de uma família inteira? A desmoralização de um jovem político, inclusive com insinuações maliciosas? O medo de ser isolado dentro do partido? O futuro político? O reconhecimento da fraqueza diante da fera? Talvez algum valor?
Eu me arrisco a dizer que a dignidade não tem título, desculpas, futuro político, preço, não tem medo. A dignidade não é covarde. Eu me arriscaria a dizer que a dignidade não olha para o seu umbigo, para o seu grupo; ela olha para frente, para o futuro, para o outro; ela jamais se deixa levar por interesses mesquinhos, duvidosos, mentirosos.
A dignidade de um homem é medida pelos seus atos. Não adianta encher o peito e gritar nos quatro cantos que é honesto, ético, que tem senso moral. A sua ação é que vai dizer se você tem essa ética e honestidade toda que você acha que tem. Não adianta se apresentar como o novo, aquele que veio fazer diferente, e se comportar como os coronéis, como os pilantras da política, camuflando, enganando, mascarando.

Não adianta se fantasiar com pele de carneiro, sendo um lobo. Talvez demore um pouco, mas logo, o povo descobrirá a farsa. O lobo tem odor pesado.
Para Gandhi a dignidade pessoal e a honra não podem ser protegidas por outros. Devem ser zeladas pelo indivíduo em particular.
Para Kennedy se você agir sempre com dignidade, talvez não consiga mudar o mundo, mas será um canalha a menos.
Não adianta colocar máscaras, elas um dia cairão e ao caírem todos saberão quem zelou pela sua dignidade e quem foi um canalha.
PS do leitor: Acompanhando suas matérias sobre o caso ficha limpa e adimiro a sua independência. Sou de Santa Cruz do Capibaribe, formado em jornalismo pela UEPB e diante da votação, terça passada, das contas do ex prefeito José Augusto, e a submissão dos veradores da situação, em detrimento da honestidade, da ética e da moral, resolvi fazer um artigo sobre o caso. Estou te enviando e gostaria de vê-lo publicado no Blog do Jamildo, que considero independente.
extraido do blogdojamildo

Comentários

Postagens mais visitadas