MST protesta em Recife no consulado dos Estados Unidos

Estava vendo o noticiário na TV quando surpresa, vi: “ Cerca de 200 militantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) fizeram na tarde desta quinta-feira (29) um protesto em frente ao consulado dos Estados Unidos no centro de Recife (PE).” Eles, os "Sem Terra" fizeram um protesto contra a política americana, o protesto foi sobre as ameaças de um ataque militar contra a Venezuela, por parte dos governos da Colômbia e dos Estados Unidos, e contra a política imperialista, militarista e expansionista dos EUA na América Latina". A polícia monitorou a manifestação. O trânsito do entorno não foi interrompido.
Após o ato, os sem-terra voltaram para a sede do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agraria) em Recife, onde estão acampados desde o último dia 25 e de onde dizem que só irão sair após reunião com o presidente do instituto, Rolf Hackbart.
A Minha Opinião
Muito me espantou ver esta noticia, os sem terra estavam comandando um ato político contra os Estados Unidos da America.
Como se não bastasse os problemas diplomáticos que temos aqui (Lula, Colômbia/Venezuela) agora os sem terra resolveram fazer um protesto contra os USA, fiquei pensando; porque eles não se preocupam com a política aqui no Brasil? A educação, a economia, saúde, violência, um lugar pra viver dignamente, sem precisar viverem feitos ciganos, buscando um pedaço de terra (aqui e acolá) e depois vão vendendo lá na frente, ou, servindo de apoio para algumas pessoas pervertidas que usam o Movimento para beneficio próprio.
Os Sem Terra são tão politizados (internacionalmente falando), mas aqui invadem universidades e destroem anos de pesquisa, invadem prédios públicos e não são penalizados, participam de movimentos nas estradas com foices, paus, fogo e armas branca, encaram com violência as suas vontades, usam armas quando estão invadindo as terras alheias, e cadê a justiça para coibir ? Logo aparecem advogados pagos pelo Governo para defendê-los, não sou contra a reforma agrária, sou contra os “benefícios” facilmente adquirido por eles, dado pelo companheiro Lula. Desorganizados aparentemente, mas tão organizados infiltradamente, sem “infra-estrutura”, vivem com tantos direitos, mas se mostram como se não os tivessem. Assim o Movimento vive em beneficio de uns que se transverte de sem terra e fazem comércio disso.

Gostaria de ver uma reforma agrária seria, ética, cívica, com responsabilidade, lembrando que todos têm os mesmos direitos, mas também deveres, vivendo com possibilidades de um lugar com terra, equipamentos agrário, sementes e dinheiro, para começarem a sua vida. Mas, para aqueles que vendessem as terras recebidas, que fossem punidos, nunca mais receberiam outra e ainda responderiam na justiça, por formação de comércio ilegal, pois é isso o que mais se vê, invadem as terras e depois as vendem, e assim vão vivendo. Conheço pessoas que tem casa na rua, carro e vivem dentro do Movimento.
A cena na TV para mim foi engraçada, me fez pensar em como nos lutamos no dia a dia para nos sustentar, pagamos impostos, lutamos pela sobrevivência e ainda somos refém de “Sem Teto”, “Sem Terra” malas, onde facilmente alguns podem tudo, até protestarem contra os USA.
Mas uma vez afirmo, não sou contra a ideologia deles, sou contra os que usam o Movimento de uma forma interesseira para promoverem beneficio próprio as suas intenções política, depois enriquecem e deixam os coitados fazerendo mais movimentos sem resposta. Uma vida sem final, pois os que os usam na verdade não têm o menor interesse em que isso acabe, é igual a fome e a seca do nordeste, serve pra fazer candidato político, cabide eleitoral.

Comentários

Postagens mais visitadas