Fiéis querem saída de Padre do Morro da Conceição

Um baixo assinado com mais de 700 nomes foi entregue à Curia de Recife/Olinda, solicitando o afastamento do padre José Roberto de França da paróquia do Morro da Conceição (bairro de Casa Amarela), na Zona Norte de Recife.
A Comunidade tem uma das maiores festa em Recife, no Morro , a festa de Nossa Senhora do Morro da Conceição. Uma comunidade altamente politizada, que teve a frente o padre Reginaldo Veloso, afastado então pelo então arcebispo de Olinda e Recife o polêmico Dom José Cardoso Sobrinho em 1989. A comunidade entãorealizou diversos protestos para manter o pároco Reginaldo Veloso.
Em 27 de janeiro de 2010 o padre José Roberto vem substitui ro padre Josivam Bezerra Sales , então a sua primeira atitude na paróquia foi a demissão de quatro funcionários que trabalhavam para seu antecessor (entre outras medidas). Segundo o padre José Roberto que disse estar "surpreso" com as declarações dos fiéis, alegando que tem o direito de escolher pessoas que irá lhe assessorar, três novos funcionários trabalham atualmente no Santuário, demitiu o vigilante da noite por medida de contenção de despesas.
A Casa do Romeiro é uma das reivindicações da comunidade , pois na nova administração vive fechada, a lanchonete que era uma fonte de renda tambem foi fechada. O padre não conquistou a comunidade do morro pelo que se percebe.
Outro item de discordia seria a festa do morro no mes de dezembro organizada por 14 pessoas, segundo as quais afirmaram que o padre pretende moralizar a festa acabando com os festejos profanos. O padre afirmou que não acabará com a festa, " a festa tem dois lados, o profano e o religioso, é de obrigação da Igreja cuidar da programação religiosa. Cabendo aos fieis (que têm livre arbítrio) escolherem para onde ir", isso que dizer seja para a programação religiosa ou a profana, ou talvez as duas.
Segundo o Monsehor josé Albérico Bezerra de Almeida (que trabalha diretamente com o arcebispo) e minimizando as reclamações disse que; "Até agora, nem eu nem o arcebispo percebemos nada de mais nesse caso. É natural que haja divergências no primeiro momento em que se inicia uma nova gestão. Percebemos isso nas paróquias que mudaram de parócos este ano. Nosso trabalho será para que o padre e os fieis encontre um diálogo".
O Arcebispo ouviu hoje a comunidade no período da manhã.

Torcemos aqui para que tudo dê certo, pois a festa de Nosa Senhora da Conceição não pode perder seu brilho de luz e fé, por questões mudanas e pequenas. Nossa Senhora não quer ver isso, ela quer a paz do povo com Deus.
Lembramos que a história do Morro de Nossa Senhora da Conceição teve início quando o bispo do Recife, Dom Luís Raimundo da Silva Brito, mandou erigir no seu alto um monumento a Nossa Senhora da Conceição em 1904, que foi construído em Portugal e ali erguido, em comemoração ao cinqüentenário do dogma da Imaculada Conceição, sendo também erguida uma capela em estilo gótico e aberta uma estrada para acesso ao local.

Em 8 de dezembro de 1904, com a inauguração do monumento, uma grande multidão acorreu ao local, transformando-se em local de romaria e a data passou a ser feriado municipal.

Em 1906 foi construída uma capela próxima ao monumento a Nossa Senhora da Conceição.
Desdobrando-se da Paróquia do Bom Jesus do Arraial e sendo elevada a paróquia, foi construída outra igreja, a igreja matriz, entre a antiga capela e a imagem de Nossa Senhora da Conceição.
O local passou por processo de urbanização. A área, que antes servia de local para a festa profana, recebeu uma quadra poliesportiva e o terminal de ônibus ficou mais próximo da Imagem da Conceição.

Comentários

Postagens mais visitadas