Em SP, tucanos comemoram e petistas reclamam do Ibope


Adauri Antunes Barbosa e Flávio Freire
oglobo
SÃO PAULO - O comando da campanha do candidato Geraldo Alckmin (PSDB) ao governo de São Paulo comemorou com "satisfação e motivação" o resultado da pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira, que aponta a vitória do tucano no primeiro turno. De acordo com o deputado Sidney Beraldo, coordenador da campanha o resultado motiva a continuar trabalhando.
- Sem dúvida estamos muito satisfeitos com esse resultado e bastante motivados para continuar o trabalho. É um resultado que nos estimula a trabalhar mais ainda - disse Beraldo.
O coordenador do PSDB disse ainda que é preciso trabalhar mais ainda e, mesmo com o resultado positivo, não considerar que a eleição já está ganha.
- Não podemos considerar que a eleição já está ganha. A pesquisa é somente um momento da campanha. É preciso bastante humildade e trabalhar muito mais - explicou o tucano.
Ao comentar a diferença de 36 pontos que separa a campanha de Mercadante (PT) da de Alckmin (PSDB), o coordenador da campanha petista, Emídio de Souza, prefeito de Osasco, desqualificou o resultado da pesquisa Ibope. Além disso, o petista avalia que tucano é beneficiado pelo recall das últimas eleições.
- O Ibope não vem de uma boa tradição. Outra coisa, se depender das pesquisas, muitas campanhas nem comecariam. Estamos na nossa melhor campanha para o governo de São Paulo. Vamos para o segundo turno, certamente - disse Emídio, para quem o clima nas ruas é diferente do que mostra a sondagem.
A direção do PT avalia ainda que a campanha de Geraldo Alckmin está em curva descendente, e que há espaço para se reverter o quadro eleitoral.
- Isso (a posição de Alckmin) acontece porque ele já disputou o governo, depois a reeleição e ainda disputou a Presidência. Ele tem um recall porque esteve em todas as cédulas eleitorais nos últimos 15 anos, mas percebemos nas ruas um sentimeto muito diferente do que apontam as pesquisas - disse.
Terceiro colocado na pesquisa divulgada ontem, o deputado Celso Russomano (PP) também argumenta que o histórico do Ibope desperta "desconfiança" e que nas ruas, nas caminhadas que tem feito por várias cidades do interior paulista, tem visto outro realidade eleitoral.
- Essa pesquisa difere muito do Datafolha. Acredito no Datafolha, que tem sido aquele que mais tem acertado nas pesquisas das últimas eleições. Por isso tenho desconfiança, considerando os erros do Ibope no passado. O que acontece nas ruas é diferente - disse o candidato do PP.
Russomano disse que recebeu nesta sexta-feira a informação de uma pesquisa feita em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, que daria 19% de preferência eleitoral para sua candidatura.
- Andando pelo estado tenho constatado que 70% das pessoas não sabem nem que eu sou candidato. Sou o primeiro colocado nas pesquisas para deputado federal. Isso é recal, as pessaos se lembram. É o mesmo caso do Alckmin, que foi candidato em todas as últimas eleições.
Mesmo com as críticas, Celso Russomano garantiu receber o resultado da pesquisa com felicidade.
- A campanha só vai começar mesmo com a propaganda eleitoral. Você nunca vai atingir 42 milhões de eleitores sem a mídia eletrônica. Mas já estão lembrando de mim mesmo sem nuca ter sido candidato a governador. Já fico feliz com isso - disse.

Comentários

Postagens mais visitadas