Walter Rodrigues apresenta looks de Quipapá (PE) no Fashion Rio

Costureiras de Quipapá elaboram looks assinados por Walter Rodrigues. As peças foram apresentadas no desfile do estilista, que marca a abertura do Fashion Rio, nesta quinta (27)Looks elaborados por costureiras de Quipapá, no interior de Pernambuco, foram apresentados no desfile de Walter Rodrigues, (quinta-feira 27 de maio), marcando a abertura do Fashion Rio. A coleção assinada pelo estilista vai trazer mostras dos trabalhos criados a partir das capacitações feitas por ele na ACOQ – Associação das Costureiras de Quipapá, iniciativa que faz parte do projeto Pernambuco com Design, liderado pelo Governo do Estado de Pernambuco. Uma das vocações de Quipapá, localizada na Mata Sul pernambucana, a 171 quilômetros do Recife, é o fuxico, técnica artesanal que utiliza restos de tecido para criar e customizar roupas, acessórios e objetos. Essa tradição começou há algumas décadas e muitas mulheres da cidade, especialmente na área rural, conseguem sobreviver fazendo fuxico, complementando a renda dos maridos agricultores.


Em Quipapá, a técnica torna-se mais diferenciada ainda por causa da dobra, o que garante um acabamento perfeito. Ao mesmo tempo em que costura moda, o projeto Pernambuco com Design contribui para o resgate da cultura e do artesanato pernambucano, gera emprego e renda, fatores que mostram seu lado de política pública, e alinhava novos rumos para as participantes, com a melhoria da auto-estima e ampliações de seus conhecimentos gerais, atestando seu aspecto social mais profundo. Seus objetivos passam, ainda, pelo intercâmbio de talentos entre designers renomados com as artesãs e costureiras, no processo produtivo para mercados exigentes, que necessitam da mão-de-obra com a costura de excelência; contribuição para o desenvolvimento sustentável focado na prospecção mercadológica, no conceito de auto-gestão e no saber fazer de cada associação; capacitações em Português e Matemática, gestão, associativismo, customização, costura reta, aprimoramento em corte e costura, história da moda, planejamento de produto e comercialização. O projeto Pernambuco com Design também está sendo realizado em outros Municípios do Estado de Pernambuco; Passira, no agreste pernambucano, com as capacitações do estilista Ronaldo Fraga, Recife (Brasília Teimosa), com a Movimento de Tininha da Fonte e em Fernando de Noronha com Melk Zda.
http://www.leiamoda.com.br/ - por Marcelle Farias

Walter aproveitou o tema da coleção – Continentes – para explorar esse fabuloso intercâmbio entre os “continentes” de Quipapá, São Paulo (onde mora e mantem seu ateliê) e a África. E um dos resultados foi a realização de um sonho: ter só modelos negras na passarela.
A coleção do Walter é inspirada na Àfrica que existe no Brasil, mais especificamente em Quipapá, cidade a 300 km de Recife, no estado de Pernambuco, e que fica a 50 km de onde existia o famoso Quilombo dos Palmares, refúgio de negros que conseguiam fugir da escravidão dos engenhos de cana da região.
Walter está fazendo um trabalho de capacitação de costureiras em Quipapá . Ao todo, 23 mulheres foram treinadas por ele para aperfeiçoar suas técnicas e poder produzir para a indústria de moda nacional. Elas tiveram, através do estilista, seu primeiro contato com uma máquina de costura industrial.
http://colunas.gnt.globo.com/provadorassa/

Comentários

Postagens mais visitadas