O Brasil que nos queremos

Para termos um país livre, democrático de direito precisamos viver realmente a nossa democracia, mas o que de fato é a democracia? Podemos dizer que um povo sem liberdade não tem DEMOCRACIA. Para termos um país democrático de direito precisamos viver realmente a nossa democracia , precisamos compreender que a liberdade só vem através dos nossos direitos mas também dos nossos deveres. Vamos lá, mas o que de fato é a democracia?     
                                                                                                                                                                      1.O povo é soberano e exerce a sua soberania                                                                                              

2.A democracia é um regime político onde os cidadãos elegíveis participam igualmente (diretamente ou através de representantes eleitos), na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo seus direitos legais.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  

3.É um regime em que existe liberdade de associação e de expressão e no qual não existe distinções ou privilégios de classe hereditários ou arbitrários                                                                                           

4. Por extensão país em que prevalece um governo democrático.                                                              

 5. Origem da palavra: grega, etimologicamente está dividido: Demos (povo), Kratos (poder), portanto democracia é a pratica política de dissolução, de alguma maneira, do poder e das decisões políticas em meio aos cidadãos. A democracia repousa sobre três princípios fundamentais, o princípio da maioria (respeitado a liberdade individual), o princípio da igualdade e o princípio da liberdade.                            

O Brasil, é uma nação formada por uma miscigenação enorme, e somos constituído através de uma organização formada por três poderes; Poder Judiciário, Poder Executivo e o Poder Legislativo, Esses poderes unidos, juntos e em harmonia poderiam movimentar e transformar esta nossa nação democrática, para se tornar de fato e de direito uma grande nação. 

 No Poder Judiciário, a nossa justiça parece que caminha para trás, anda com passos bem lento , para o caminho (as vezes contrário) do desenvolvimento, sofre com os abusos do autoritarismo e vive uma enorme burocracia. É um país onde a justiça não chega a um termo satisfatório, ou que os processos caducam nas bancadas dos Fóruns país a fora, prescrevendo assim através dos longos anos engavetas. Observamos que alguns juristas querem invadir o Poder Executivo determinando ações e se metendo nos assuntos onde não lhes compete. Uma das maiores questões hoje e vetar a liberdade de imprensa na internet, e se meter nas questões políticas partidárias , ao meu ver sem filtro algum, ou seja ao invés de cuidarem dos processos e causas que estão engavetadas , vivem buscando viralizar assuntos que chega a atingir a fogueira da vaidade.                                                                                                                    

Os poderes Executivo e Legislativo não ficam longe do marasmo do desenvolvimento, juntos poderia alavancar a mudança e transformação do país em uma grande nação democrática. Poucos de fato buscam a coletividade, criam políticas públicas para o desenvolvimento, fiscalizam as contas e obras do Poder Executivo.                                                                                                                                         

O que faz um pais desenvolver? Para mim a educação e o desenvolvimento econômico A nossa agricultura vem crescendo muito através do agricultor , que vem chegando diretamente das mãos do homem do campo, e precisa de boas ações de politicas publicas para alavancar o celeiro da agricultura, socorrer o homem do campo, esses que são os maiores responsável pelo crescimento do desenvolvimento econômico do nosso país. 

A nossa educação precisa urgentemente mudar e observar a realidade do país hoje, ter um novo olhar e formatar Cabe ao Poder Executivo, que ao longo desses anos não se preocupou com a seriedade das politicas publicas, nas questões educacional e de desenvolvimento econômico. Em nosso país onde há crianças que ainda não conseguem chegar a escola e outras que, mesmo estando lá, saem sem que tenham aprendido muita coisa. Crianças sem creches, sem alimentos sem oportunidades de desenvolvimento onde milhares de crianças são condenadas diariamente a vagar pelos sinais, por bares, por prostíbulos e tantos outros lugares deprimentes em busca da sobrevivência. 
Se focarmos sobre as questões sociais e seu impacto na vida dos pequenos brasileiros, das pessoas idosas, das crianças e dos adolescentes, vamos observar que a Declaração Universal dos Direitos Humanos e nos mostra que estamos distantes da aplicação prática de elementos básicos e fundamentais para que possamos conceder a nossas crianças e jovens um mínimo de dignidade. Somos um país pródigo na produção e geração de alimentos, um dos celeiros do mundo, o maior produtor e exportador mundial de açúcar, café, soja, frango e laranja, ferro , entre outros produtos de exportação . 

  Mas também somos um pais onde mais se perde e desperdiça alimentos. Infelizmente somos um país onde muita gente mesmo passa fome e os governos vivem tentando implementar algumas políticas sociais (que na verdade são mal implementadas) no resgate da cidadania, como o "Fome Zero, bolsas isso, bolsas aquilo". Sem investimento na educação e geração de empregos através de estímulos aos micros e pequenos empreendedores, políticas de desenvolvimento econômico para as mulheres pobres não haverá mudanças. Também não se preocupam com as possibilidades das catástrofes, vindas da natureza, ou das mãos humanas, através dos desmatamentos, das mineradoras que não preservam as aguas e ainda assoreiam e poluem os rios, poluem as aguas potáveis, os aterros sanitários (não tem efetivamente implementada no país as políticas de aterros sanitário),as favelas se multiplicam e vão sendo construídas em palafitas ou nos morros, vem as chuvas e com elas os deslizamentos matando centenas de pessoas, ou com as enchentes. Somos uma das maiores economias do planeta .

 O país que poderia ser um dos maiores poder do mundo, com tamanha riqueza (mesmos tendo sido saqueada ao longos dos seus mais de 500 anos), enfrentamos um grande problema, somos um contraste enorme , um dos lugares socialmente mais injusto do mundo para se morar. As notícias divulgadas pelas mídias constituem a base e a referência para esse exame minucioso. É justamente na democracia em que a pluralidade tem funcionalidade pleno.

Comentários

Postagens mais visitadas