Faleceu José de Alencar Vice Presidente do Governo Lula

José de Alencar faleceu a poucos minutos .

O ex-vice-presidente da República José Alencar morreu nesta terça (29), às 14h45, por falência múltipla de órgãos, aos 79 anos, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O político mineiro lutava contra um câncer na região do abdômen. Na última das várias internações, Alencar estava desde segunda (28) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com quadro de suboclusão intestinal.


O ex-vice-presidente lutava contra o câncer havia 13 anos, mas nos últimos meses, a situação se complicou. Após passar 33 dias internado – inclusive no Natal e no Ano Novo –, o ex-vice-presidente havia deixado o hospital no último dia 25 de janeiro para ser um dos homenageados no aniversário de São Paulo.


A internação tinha sido motivada pelas sucessivas hemorragias e pela necessidade de tratamento do câncer no abdômen. No dia 26 de janeiro, recebeu autorização da equipe médica do hospital para permanecer em casa. No entanto, acabou voltando ao hospital dias depois.


Durante o período de internação, Alencar manifestou desejo de ir a Brasília para a posse da presidente Dilma Rousseff. Momentos antes da cerimônia, cogitou deixar o hospital para ir até a capital federal a fim de descer a rampa do Palácio do Planalto com Luiz Inácio Lula da Silva. Ele desistiu após insistência da mulher, Mariza. Decidiu ficar, vestiu um terno e chamou os jornalistas para uma entrevista coletiva, na qual explicou por que não iria à posse e disse que sua missão estava “cumprida”. Na conversa com os jornalistas, voltou a dizer que não tinha medo da morte. “Se Deus quiser que eu morra, ele não precisa de câncer para isso. Se ele não quiser que eu vá agora, não há câncer que me leve”, disse.


No mesmo dia, ele recebeu a vista de Lula, que deixou Brasília logo após a posse de Dilma Natural de Muriaé, na Zona da Mata mineira, o vice-presidente da República José Alencar Gomes da Silva já foi viajante comercial, atacadista de cereais, dono de fábrica de macarrão, atacadista de tecidos e industrial do ramo de confecções.


Sua vida profissional começou aos 14 anos de idade, quando deixou a casa dos pais para trabalhar de balconista numa loja de armarinhos da cidade de Muriaé. Ganhava 600 cruzeiros por mês. Em 1967, fundou em Montes Claros a Coteminas (Companhia de Tecidos Norte de Minas), que iria se tornar um dos maiores grupos industriais têxteis do país. Como empresário, José Alencar chegou a presidir o sistema Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), além de ter sido vice-presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria).


Sua participação na política começou em 1994, quando candidatou-se ao governo de Minas. Em 1998 foi novamente candidato, desta vez ao Senado, elegendo-se com quase três milhões de votos. Em 2002, compôs a chapa vitoriosa do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, que foi repetida nas eleições de 2006.


Desde 1997 o vice-presidente luta contra um câncer e já passou por diversas cirurgias e quimioterapia para combater tumores no rim, próstata e abdômen, além de se submeter, sem sucesso, a um tratamento experimental fora do país. Em setembro do ano passado ele retomou as sessões de quimioterapia após exames apontarem novos tumores. Os bons resultados do tratamento fez com que Alencar lançasse o seu nome para uma possível candidatura ao governo de Minas ou uma cadeira no Senado nas eleições de outubro de 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas