Obama vence as reeleições nos Estados Unidos

quatro anos de mandato à frente da maior nação do planeta, após uma acirrada disputa com o republicano Mitt Romney. O presidente obteve um segundo mandato com 306 votos no Colégio Eleitoral ante 206 de Romney - já contabilizada a projeção de vitória do republicano no Alasca (3 delegados) e faltando finalizar a contagem na Flórida, onde 29 delegados estão em disputa.

"Isto aconteceu graças a vocês, obrigado. Mais quatro anos", disse Obama - um pioneiro em utilizar politicamente as redes sociais - no Twitter.

"Estamos todos juntos nisto. Fizemos assim na campanha e é como somos. Muito obrigado", escreveu Obama em outro tuite, ao lado de uma foto em que aparece abraçado a mulher, Michelle.

Obama é o segundo presidente democrata a obter a reeleição desde a Segunda Guerra Mundial, depois de Bill Clinton.

Multidões por todo o país explodiram em alegria quando as principais redes de televisão deram a vitória de Obama (a partir de projeções) com pelo menos 274 votos no Colégio Eleitoral, quatro além do necessário para derrotar o ex-governador Romney.

Obama, que fez história em 2008 ao ser o primeiro afro-americano eleito presidente dos Estados Unidos, sob o lema de mudança e esperança, terá diversos desafios em seu segundo mandato, diante de uma economia que se recupera lentamente de sua pior crise em décadas.

O presidente governará com os republicanos mantendo a maioria na Câmara dos Representantes, mas com um Senado sob o controle democrata, que antecipa a persistência do impasse político.

Os republicanos, que obtiveram o controle da Câmara dos Representantes durante as eleições de metade de mandato em 2010, com uma vantagem de 25 assentos em relação aos democratas (sobre o total de 435), devem manter esta margem, segundo as redes de televisão americanas.
No Senado, os democratas devem manter sua apertada maioria.

Em seu discurso da vitória, perante centenas de correligionários democratas que lotaram um ginásio em Chicago Obama disse que o povo americano lutou durante tempos econômicos difíceis e destacou que o "melhor ainda está por vir" nos EUA. Recebido com aplausos em sua cidade natal, ele esteva ao lado da primeira-dama Michelle Obama e das filhas Sasha e Malia.

O democrata afirmou querer se encontrar com seu Romney para discutir como eles poderão trabalhar juntos. O presidente reeleito disse que eles podem ter "lutado ferozmente" durante a campanha eleitoral, "mas isso é só porque amamos profundamente este país."

A vitória foi anunciada às 23h30 de 6 de novembro na Costa Leste americana (2h30 de 7 de novembro, no horário de Brasília), quando ainda estava em curso a votação em Estados tradicionalmente indecisos e cruciais – a Flórida e a Virgínia. O Colorado, outro Estado-chave, estava na metade da apuração. Na frente da Casa Branca, eleitores de Obama festejaram o resultado, assim como os convidados para assistir a seu discurso de vitória, no McCormick Center, o principal centro de convenções de Chicago.

foto do Twitter/BarackObama
O Colégio Eleitoral vai se reunir no dia 17 de dezembro para referendar o resultado das eleições.

Comentários

Postagens mais visitadas