Cultura na Fundação Joaquim Nabuco

INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO CEHIBRA FONTE DA MEMÓRIA


Até o dia 30 de setembro, as inscrições para a edição 2012 do Concurso Cehibra  Fonte da Memória permanecem abertas. O Concurso tem o objetivo de premiar trabalhos acadêmicos cujas fontes de pesquisa sejam os acervos históricos e documentais do Centro de Estudos da História Brasileira Rodrigo Mello Franco de Andrade (Cehibra) da Fundação Joaquim Nabuco.Os trabalhos vencedores serão publicados pela Editora Massangana e receberão um prêmio de R$ 10.000,00 (dez mil reais) para uma dissertação de Mestrado e um de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para uma tese de Doutorado.

Serviço
Inscrições: de 1º de agosto a 30 de setembro de 2012
O regulamento está disponível para download em: www.fundaj.gov.br
Informações adicionais: Cehibra
fone: (81)3073-6530

ÚLTIMA SEMANA DA EXPOSIÇÃO O LEGADO DA CORUJA
Termina no dia 2 de setembro, a exposição O Legado da Coruja que é baseada na série homônima de 13 episódios produzida em 1989 por Chris Marker para a televisão. A exposição faz parte do projeto Política da Arte e fala sobre conceitos da Grécia Antiga, analisando suas influências em relação ao mundo ocidental com a exibição dos episódios da série.

Serviço
Local: Galeria Vicente do Rego Monteiro
Visitação: até 2 de setembro, terça a domingo das 14h30 às 20h.
Endereço: Rua Henrique Dias, 609, Derby, Recife-PE
Informações adicionais: (81) 30736692 30736691  www.fundaj.gov.br
Agendamentos para visitas em grupo: (81) 3073 6682 (para escolas públicas a Fundação disponibiliza ônibus nas quartas e sextas-feiras).

CURSO DE CONSERVAÇÃO PREVENTIVA DE BENS CULTURAIS

Entre os dias 10 e 14 de setembro, o Laboratório de Pesquisa, Conservação e Restauração de Documentos e Obras de Arte (Laborarte) da Fundação Joaquim Nabuco promoverá o curso Conservação Preventiva de Bens Culturais: a interface entre o edifício e o acervo. O curso tratará das relações entre os edifícios utilizados para abrigar coleções, o acervo e o meio ambiente como elementos de um sistem  que pode interferir positiva ou negativamente na preservação.
O curso será ministrado pela arquiteta doutora Cláudia Carvalho da Fundação Casa de Rui Barbosa e tem como público-alvo técnicos e gestores envolvidos com a conservação de acervos históricos, artísticos ou documentais de instituições.

Serviço
Informações adicionais: laborarte@fundaj.gov.br  (81) 30736281

CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES CULTURAIS EM NATAL

O 6º módulo do Curso de Formação de Gestores Culturais dos Estados do Nordesteacontecerá em Natal, Rio Grande do Norte, entre os dias 17 e 21 de setembro.
O módulo, que possui 40h/aula, é composto pelas seguintes disciplinas:
1)Metodologia e gêneros textuais; 2) Seminário temático 2;
3) Economia da Cultura;
4) Economia Criativa; e
5) Economia Criativa/Propriedade Intelectual. Além das disciplinas, haverá o Seminário de Políticas Culturais do Rio Grande do Norte, ministrado pelos alunos que compõem o grupo daquele estado.
O curso, uma especialização no nível de pós-graduação lato sensu, é resultado de uma parceria entre a Fundação Joaquim Nabuco, a Universidade Federal Rural de Pernambuco, o Ministério da Cultura e as Secretarias de Cultura dos Estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.

Serviço
Data: de 17 a 21 de setembro
Local: Natal-RN
Informações adicionais: (81) 3073-6708

CURSO DE DIREÇÃO DE ARTE EM SÃO LUÍS

Entre os dias 13 e 17 de setembro, em São Luís do Maranhão, o Centro Audiovisual Norte-Nordeste – Canne estará oferecendo, em parceria com Fundação de Cultura de São Luís, o Curso de Direção de Arte. O curso abordará a atuação do diretor de arte nas produções cinematográficas e apresentará o processo de criação e realização de um projeto de direção de arte cinematográfica.

O curso será ministrado pela arquiteta Vera Hamburger que desenvolve trabalhos cenográficos e de direção de arte para cinema, teatro e espetáculos de dança e ópera. Dentre os filmes em que trabalhou, destacam-se: Lamarca (1993), de Sergio Rezende; O menino maluquinho (1994) de Helvécio Ratton; A ostra e o
vento (1996), de Walter Lima Jr; Castelo Rá-tim-bum, de Cao Hamburger; Deus é brasileiro, de Cacá Diegues; Uma onda no ar, de Helvécio Ratton; Filhos do Carnaval, de Cao Hamburger; Não por acaso, de Philippe Barcinski; Ó paí ó, de Monique Gardenberg; O passado, de Hector Babenco; Salve geral, de SergioRezende.

Serviço
Local: Fundação de Cultura de São Luís
Data: 24 a 28 de setembro
Informações adicionais: nofiedabalanca@yahoo.com

Comentários

Postagens mais visitadas