São Paulo recebe duas grandes exposições internacionais

Autor: Amanda Arrivabene

Em agosto, duas grandes exposições internacionais chegaram a São Paulo. No Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, a mostra Paris: Impressionismo e Modernidade atraiu mais de 25 mil visitantes em cerca de uma semana. Já no Museu de Arte de São Paulo – MASP, recebe telas em óleo do pintor italiano Michelângelo Merisi de Caravaggio e seus seguidores.


As obras impressionistas do CCBB receberam mais de 10 mil pessoas no final de semana de sua estreia, que ganhou o nome de “Virada Impressionista”. A mostra foi inaugurada na tarde do dia 4 e seguiu ininterruptamente até as 22h do dia seguinte.


No CCBB os visitantes encontram obras de outros grandes expoentes do Impressionismo, como Claude Monet, Vincent Van Gogh, Jules Lefebvre, Edouard Manet, Paul Gauguin, Pierre-Auguste Renoir, Toulouse-Lautrec, entre outros. O intuito da mostra é apresentar um panorama detalhado do movimento impressionista, que teve muita significância em Paris, no século XIX. As 85 obras são provenientes do Museu d’Orsay, um dos mais visitados do mundo e detentor da mais importante coleção de arte impressionista.


A exposição Caravaggio e Seus Seguidores, do MASP, traz telas como “Retrato do Cardeal” e “Medusa Murtola”, recentemente descoberta como sendo do pintor. As obras são provenientes de diversos museus italianos e coleções particulares, e é dividida em três seções: “Trabalhos Consagrados e Conhecidos”, “Novas Descobertas” e “Obras Problema”. As seis obras do artista, famosas por seu jogo de luz e sombra que intensificam a dramaticidade das cenas que retratam, serão acompanhadas de 14 pinturas dos seguidores mais notórios de Caravaggio.

Serviço:
Paris: Impressionismo e Modernidade
Data: de 4 de agosto a 7 de outubro de 2012.
Horário: terça a domingo, das 10h às 22h.
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB.
End.: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo.
Tel.: (11) 3113-3651.

Caravaggio e Seus Seguidores
Data: de 1 de agosto a 30 de setembro de 2012.
Horário: terça a domingo e feriados, das 11h às 18h; quinta, das 11h às 20h.
Preço: R$15 (grátis às terças e para pessoas com até 10 anos ou acima de 60).
Local: Museu de Arte de São Paulo – MASP.
End.: Av. Paulista, 1578 – Cerqueira César – São Paulo (próximo à estação Trianon-MASP do Metrô).
Tel.: (11) 3251-5644.
www.masp.art.br

Comentários

Postagens mais visitadas