Café com política


Lei da Ficha Limpa Judiciário
O Conselho Nacional de Justiça aprovou por unanimidade ontem a aplicação dos critérios da Lei da Ficha Limpa para funcionários em cargo comissionado no Judiciário. A lei, aprovada em 2010 pelo Congresso a partir de um projeto de iniciativa popular, estabelece critérios de inelegibilidade para os candidatos a cargo eletivo. Agora, passará a valer também para todos os tribunais brasileiros, com exceção do Supremo Tribunal Federal, que está fora do alcance do CNJ. O texto da resolução aprovada diz que os tribunais, no prazo máximo de 90 dias a partir da publicação da resolução, terão que fazer um recadastramento para saber se os atuais ocupantes de cargo de confiança se enquadram nos novos critérios. E depois, em no máximo em 180 dias, os presidentes dos tribunais terão que promover a exoneração de quem não cumpre esses critérios.


Começou o julgamento do maior escândalo político do Brasil
Depois que foi estourado ( pela revista Veja) o vídeo do escândalo de corrupção dos correios , o mensalão.O escândalo começou a ser julgado. O Supremo Tribunal Federal decidiu impedir atrasos no julgamento do mensalão, que começou na amanhã desta quinta 02 de agosto. Os ministros debateram em sessão administrativa, de como agiriam diante de questionamentos que surgissem durante o julgamento pelos advogados. Ficou acertado, por exemplo, que os ministros não recorrerão a pedidos de vista durante o julgamento. O ministro Joaquim Barbosa relator do processo, decidiu dar acesso aos documentos a todos os advogados dos réus.


Cirurgia
O ex-deputado Roberto Jefferson respira sem ajuda de aparelhos após ter se submetido a cirurgia para retirada de um tumor no pâncreas no último sábado. A assessoria de imprensa do Hospital Samaritano informou que o seu estado de saúde segue estável. O boletim médico dos primeiros dias após a cirurgia informava que o paciente estava lúcido, respirava sem a ajuda de aparelhos e os sinais vitais estavam mantidas.


Senador protesta contra silêncio de Toffoli e cobra que ele se declare impedido de julgar o mensalão
No retorno dos trabalhos do Senado, o senador Pedro Taques (PDT-MT) ocupou a tribuna nesta quarta-feira, 2, para protestar pelo impasse provocado pelo silêncio do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), José Antonio Dias Toffoli, quanto a sua participação no julgamento de seus ex-colegas de trabalho no PT

Gori Vidal
Morreu um dos maiores críticos da política americana,versátil e polemico o escritor Gori Vidal, faleceu aos 82 anos, vitima de complicações pulmonares, escritor famoso, com mais de 25 romances publicado,escrevia em vários jornais americano, afirmava que, um dos maiores problemas da humanidade era a religião. Era radicalmente critico dos políticos norte americano, causou polemica ao ser a primeira pessoa a defender o homossexualismo nos Estados Unidos.Uma das sua mais famosas frases: “Sob minha superfície fria, uma vez quebrado o gelo você encontrará água gelada”.

Secretaria de Educação de Pernambuco
Foram embarcados pelo Secretario de Educação do Estado junto como Governador Eduardo Campos, vários estudantes para outros países, dentro do Programa de Intercambio Cultural , onde os alunos da rede estadual de ensino têm a oportunidade de participar, através deste programa de incentivo a língua inglesa, através da participação de um curso intensivo de Inglês, com duas horas de duração todos os dias, junto com os pré-requisitos, de ter boa freqüência nas aulas, boas notas, para poderem participar deste intercambio,onde uma vez nestes paíse; Chile,Espanha,Canadá,USA,Irlanda e Argentina , os estudantes terão a oportunidade de aprimorar o inglês e conhecer novos horizontes, receberão uma bolsa no valor de 300 dolares ,noot book e acesso a internet.

Capoeiras
O atual prefeito Dudu esta em plena campanha para a sua reeleição no município, enfrentando o ex deputado federal Carlos Batata , já a candidata Neide Reino (PSB) (esposa de Nenen, ex prefeito de Capoeiras), teve sua candidatura impugnada pela juíza da comarca, que também concorria à Prefeitura de Capoeiras. A decisão atendeu a uma ação do Ministério Público, em virtude de contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), quando Neide foi secretária de Saúde do município, em 2004.

Enquanto isso....


Zé da Luz
Depois de sofrer uma punição da Justiça Eleitoral, que mandou retirar de sua propaganda política as imagens do governador Eduardo Campos (PSB) e do ex-presidente Lula (PT), o candidato a prefeito de Garanhuns, Zé da Luz, sofreu outro baque eleitoral, a candidatura do filho José Luiz de Sá Sampaio (PSB), o Sampainho, que concorre a prefeito em Caetés, foi impugnada.

Silvino Duarte
Intensificando as caminhadas com seu grupo pelas ruas da cidade, indo de bairro em bairro, distritos e zona rural, fazendo a sua campanha para a majoritária, o ex prefeito ainda não apresentou seu projeto para as políticas publicas de Garanhuns, segundo fontes próxima ao ex prefeito Silvino Duarte , o programa de governo a ser apresentado está em fase de elaboração, pois as propostas estão sendo ouvidas através das comunidades e dos anseios da sociedade.

Inauguração
Izaías Régis inaugurou seu comitê no final de julho, e continua visitando os bairros. Segundo assessores do candidato, o seu programa de Governo já está sendo elaborado depois de ter sido ouvido as comunidades através do Tribuna nos Bairros, junto com as comunidades

Paulo Camelo
O primeiro a enviar o seu programa de políticas publica da sua campanha, O “Programa Mínimo de Governo”. Paulo Camelo Traçou metas e projetos nas áreas de; Política Urbana, Plano Diretor, Juventude, População Negra, Construção de Poder Popular, Transparência Pública, Cultura, Transportes, Direitos Humanos, Segurança, Política Salarial.

PSD em Garanhuns se mantém neutro
O presidente do Partido Social Democrático em Garanhuns prefere se manter neutro nesta campanha de 2012, Alexandre Marinho. Segundo informações nos blogs da cidade, Alexandre Marinho tem dois motivos fortes para não se envolver diretamente nesta campanha, os estudos (se encontra concluindo um mestrado na capital pernambucana), e não ouviu nenhuma proposta, os candidatos na cidade, e não tem como comparar os candidatos para saber em qual deles deve votar. “Já passou o tempo em que eu votava por amizade ou por assumir profissionalmente a direção de alguma campanha. Posso até agir assim em alguma outra cidade, mas na minha terrinha darei meu voto àquele que eu considerar como sendo o mais capacitado a contribuir com o nosso desenvolvimento

Comentários

Postagens mais visitadas