Recife Sua Majestade, o Rei Momo, recupera o trono

Candidatos que iriam concorrer à coroa se uniram a grupo de artistas para fazer uma eleição própria



Gordinhos comemoram a realização do concurso na próxima terça em frente à Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Não será dessa vez que o Recife ficará sem o seu Rei Momo. Inconformados com o fim do concurso, decretado de ´supetão` pelo prefeito João da Costa, os candidatos que iriam concorrer à coroa de Momo decidiram, eles mesmos, criar uma seleção própria.

Com o apoio da produtora cultural Artes sem Fronteiras, na próxima terça-feira o Pátio do Carmo vai assistir à primeira edição do Rei Momo do Povo do Recife. A eleição acontecerá às 15h, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Santo Antônio. O júri será formado por folcloristas e também por pessoas escolhidas da plateia.

Os interessados podem se inscrever de hoje até sábado, através do endereço eletrônico carnavalrecife2011@hotmail.com ou pelos telefones 9932-6414 e 8643-1940. As inscrições são gratuitas. O concurso de Rei Momo do Povo do Recife é uma resposta à decisão da prefeitura, que substituiu o rei ´fofinho` pelo rei ´sarado`. O Rei do Carnaval será escolhido no próximo sábado, durante o Baile Municipal. Como justificativa, o prefeito explicou que o concurso de Rei Momo acabava incentivando a obesidade.

Por causa disso, enterrou uma tradição de 54 anos no carnaval da cidade. Coisa que, se depender da animação dos candidatos a Momo, não deve morrer tão cedo. ´No próximo sábado, serão eleitos os reis do carnaval do prefeito João da Costa. Na próxima terça, no entanto, vão ser escolhidos os reis aclamados pelo povo do Recife. E o povo quer um Rei Momo que tenha frevo no pé e não uma barriga de tanquinho`, afirmou o produtor cultural do novo concurso, Adriano Cabral. A prefeitura está oferecendo uma premiação no valor de R$ 15 mil ao rei ´sarado`.

O Rei Momo, porém, não receberá prêmio em dinheiro. Sua Majestade ganhará coroa, cetro e faixa. ´Estou feliz porque agora vou poder realizar meu sonho. Ganhar R$ 15 mil não representa nada para mim. A maior premiação é o reconhecimento do povo`, garantiu o professor universitário Everson Melchiades, 34 anos e 116 kg, um dos candidatos à coroa de Momo. A notícia também foi comemorada pelo dançarino Henrique Gomes da Silva, 20. ´Adorei a novidade`, disse.

Para o estudante de psicologia Washington Barros, 30, 93kg, o novo concurso é o reconhecimento da maior figura do carnaval. ´O Rei Momo é muito importante para a folia. Com certeza, vou competir`, comentou. Além do Rei Momo, também será eleita uma Rainha do Povo do Recife. Além dos testes de dança, eles também passarão por exames de conhecimentos gerais sobre o carnaval. Só podem competir os maiores de 18 anos. Primeiro, os inscritos passaram pela fase de pesagem. Em seguida, desfilarão para os jurados, ao som de orquestras de frevo. Depois do resultado, o casal segue em desfile pelas ruas do Recife Antigo. ´O prefeito não pode nos tirar da rua`, disse Adriano Cabral.

Comentários

  1. Viva a Tradição no Carnaval

    Esse movimento é genuíno, cultural, popular e que emana do povo recifense. Uma tradição centenária no Brasil e com mais de meio século no Recife não pode se encerrar por um decreto lipofóbico do prefeito João da Costa. Vida longa ao reinado de Momo!

    Alessandro Araújo - Pedagogo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário e email que terei o maior prazer em entrar em contato com você.

Postagens mais visitadas